Mundo Animal

Conheça a preguiça-de-coleira, espécie que dorme até 17 horas por dia

Conheça mais sobre a espécie Preguiça-de-coleira, que vive na região da Mata Atlântica. Espécie costuma se alimentar de folhas e dorme boa parte do dia, aproximadamente, 17 horas,

22 Abr 2023 - 15h36 | Atualizado em 22 Abr 2023 - 15h36
Conheça a preguiça-de-coleira, espécie que dorme até 17 horas por dia Lorena Bueri

Quem olha aquele semblante zen, sempre com um semblante tranquilo, com um sorriso largo e sem nenhuma ruga de preocupação, pode até ter a impressão que a preguiça é um bichinho absolutamente sereno, com um perfil "good vibes". Mas isso não é totalmente verdade.

Quando os bichos-preguiça se sentem de alguma forma ameaçados, eles podem e usam as garras super afiadas (e também os dentes) para se defender. As preguiças também não são altamente sociáveis.  Uma das espécies, a preguiça-de-coleira (Bradypus torquatus) é um tipo de mamífero da Mata Atlântica, sendo encontrada mais facilmente na região da Bahia, Sergipe, Rio de Janeiro e no Espírito Santo. Essa espécie pertence à família Bradypodidae.

Essa espécie tem pelos de coloração castanho-claro, e a preguiça recebeu esse nome devido a uma mancha mais escura na região da nuca que é muito parecida com uma coleira. Nós conseguimos diferenciar o macho e fêmea pelo fato do macho ter uma coloração mais amarelada nas costas. A espécie pode medir até 90 cm e pesar até 6 kg.


Preguiça-de-coleira, na região do Nordeste. (Foto: Reprodução/Adriano Gambarini/O Eco)


A preguiça-de-coleira costuma passar mais de 60% do dia dormindo, quase 17 horas por dia. Ficando mais ativa entre 9 e 21 horas. Muito solitária, essa espécie tem costume de habitar em matas mais conservadas e florestas secundárias, sempre procurando as árvores mais altas. O bicho só é visto no chão para defecar ou para se mover, quando não é possível ir de uma árvore para a outra pelo alto. 

A preguiça tem preferência por se alimentar de folhas, que também saciam a sede do animal, pois toda água necessária para a sobrevivência da Preguiça, está nas folhas. O desmatamento de seu hábitat natural levou a preguiça-de-coleira a se tornar um dos animais ameaçados de extinção. A maturidade sexual só é alcançada no terceiro ano de vida e a preguiça tem apenas um filhote ao ano Em ambientes naturais, essa espécie pode viver por até 12 anos.

Foto destaque: Preguiça-de-coleira. (Foto: Reprodução/Suelen Sanches/O eco)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo