Money

Conheça 10 dicas para ter sucesso em seus empreendimentos

As dicas são do presidente da Wiser Educação, Flávio Augusto da Silva. De acordo com ele um bom empreendedor precisa trabalhar muito, caso contrário pode ser comparado a um empresário morto-vivo, aguardando ser enterrado.

03 Mar 2022 - 17h30 | Atualizado em 03 Mar 2022 - 17h30
Conheça 10 dicas para ter sucesso em seus empreendimentos Lorena Bueri

A primeira dica é a necessidade de ambição, que para Flávio significa ter fome. Sem essa ambição o empreendedor não será capaz de lidar por muito tempo com os inúmeros desafios do mundo dos negócios. O mundo como vemos hoje é resultado de pessoas que ousaram, que não se limitaram aos padrões, que mudaram as regras.

Ter uma dedicação de 70% do seu tempo como empreendedor ao setor de vendas é a segunda dica. Pode haver crises e elas trazem dificuldades, podem minimizar as demandas, contudo não impedem que você siga adiante. Muitas vezes o necessário será aprimorar ou produzir novos canais de distribuição, fazer bom uso da tecnologia, avaliar os dados, treinar seus funcionários. A venda é um resultado, por traz dela há lógica, metodologias e muita dedicação.

Saber precificar o seu serviço ou produto é extremamente importante. Nem sempre que vende mais barato vende mais ou lucra mais. É preciso alcançar um posicionamento com um maior valor agregado. Alguns diferenciais para essa área estão em um bom design, o modelo do seu negócio, a inovação que o seu produto ou serviço traz, são algumas das coisas que agregam valor e contribuem para um preço maior, na verdade um preço justo.


Debate de ideias. (Foto: Reprodução/Notícias GS)


A orientação da sua equipe de gestores é muito importante, eles precisam entender o valor e não visar só no lucro. É importante gerar valorização da sua empresa para que ela seja mais que um bom gerador de caixa.

Selecione bem os seus colaboradores. Não vale a pena investir em funcionários ruins, mesmo que o custo seja menor, pois, no fim das contas pode sair mais caro. Invista em profissionais capacitados que buscam evoluir, que mostram competência e comprometimento. Outro ponto importante é incentivar e reconhecer esses bons funcionários, para que eles estejam cada vez mais motivados.

É importante que os indicadores da sua empresa estejam em um local de destaque, e o ideal é que eles caibam em uma única folha de papel. Esses indicadores vão depender do que você considere indispensável na sua empresa, como por exemplo metas, retenção de cliente, faturamentos, entre outros. É necessário fazer uma atualização desses dados de forma periódica, se possível, diariamente.

O papel social da empresa é a sétima dica de Flávio. De acordo com ele, quando uma empresa é bem sucedida ela cumpre o seu papel social, pois, dessa forma está gerando empregos.


Mulher verificando informações.(Foto: Reprodução/Aliança Empreendedora)


O investimento em desenvolvimento e pesquisa se faz necessário diante da competitividade de mercado em que vivemos, quando o seu produto é único ou inovador ele permite que você cobre a mais por ele, possibilitando um melhor retorno à sua empresa.

A penúltima dica é não deixar que notícias negativas do cenário político ou econômico pairem sobre a sua empresa, substitua essas informações, mostrando o desempenho conquistado, não deixando de mostrar para toda a equipe que a empresa está evoluindo, mesmo diante de crises. Essa atitude não significa ser negacionista, mas sim uma prevenção do negativismo na mente dos seus colaboradores, contribuindo para que eles estejam inspirados e caminhando na direção correta.

A décima dica é o trabalho duro. Sim, o empreendedor precisa trabalhar muito, ele não pode ser o último a chegar, ter um horário de almoço extenso e ser o primeiro a sair, pois, agindo dessa forma, ele será considerado como um empresário morto-vivo, aguardando ser enterrado.

 

Foto Destaque: Mesa de reunião. Reprodução/Diário do Nordeste.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo