Tech

Confira um resumo dos principais temas do relatório Tech Trends

Ontem foi apresentado o principal relatório de perspectivas em relação a tecnologia. Veremos o avanço da inteligência artificial e uma corrida pela privacidade de dados.

12 Mar 2023 - 20h23 | Atualizado em 12 Mar 2023 - 20h23
Confira um resumo dos principais temas do relatório Tech Trends Lorena Bueri

Amy Webb apresentou na noite deste sábado, dia 11, a palestra que mostrou as tendências para as novas tecnologias. Logo na introdução, o Tech Trends Report já pareceu sombrio.

"Estamos vivendo uma transformação radical na maneira como as informações são coletadas e compartilhadas. Há uma tonelada de novas ferramentas, geradores de texto do tipo GPT, geradores de imagens e de vídeos. Há sistemas de IA para desenhar proteínas e combater as mudanças climáticas. Mas o problema é que esses modelos estão evoluindo muito rápido, e não estamos preparados para isso."

Segue agora os principais pontos apresentados por Amy Webb:

Inteligência Artificial

Estamos vivendo a década da IA generativa, ou seja, a inteligência artificial atual não só compreende o mundo, como consegue produzir novos conteúdos e dialogar com as pessoas. O ChatGPT será incorporado aos aplicativos e existirá IA especializada para as áreas da saúde, legislação e finanças.

Web3

A principal meta é aumentar a cibersegurança. A web3 deve otimizar os setores da saúde, alimentação, jornalismo, energia e principalmente, identidade digital.

Metaverso

Falta alguns anos para os óculos de realidade virtual serem práticos e acessíveis. De certa maneira, atualmente o Metaverso é usado para experiências imersivas, o que soluciona problemas práticos e entretem de maneira incrível.

Bioengenharia

Atualmente esta área está focada principalmente biomoléculas, biomateriais, biocomputação e a combinação de biologia com máquinas. Esse mercado deve gerar 4 trilhões até o fim da década.

A maior evolução esperada será a redução dos níveis de carbono através da otimização na produção de alimentos. A principal preocupação é com algumas questões éticas.

Clima

A previsão para este ano é a criação de equipamentos melhores para a captação de energia solar e eólica. Para o futuro, a prioridade é se preparar para aumentar o uso de energia limpa.

Robôs, drones e mobilidade

Em 2023 vai aumentar o uso de carros elétricos e autônomos. As empresas devem focar no conforto e entretenimento dos passageiros.
Os robôs vão estar mais presentes em setores de trabalho que colocam a vida do trabalhador em risco. Com os drones, a meta é aumentar a quantidade de peso suportado.


Robô (Reprodução/ Pixabay)


Computação quântica e 6G

O 6G não exige instalação própria, o que vai facilitar sua adoção. Os computadores quânticos facilmente quebram a criptografia tradicional, o que fará empresas e governo desenvolver a criptografia pós-quântica.

Notícias e informação

A inteligência artificial vem buscando formas de selecionar as informações verdadeiras para aumentar a credibilidade das notícias na internet.

Serviços financeiros

Com o open banking estabelecido, a meta agora é ampliar o open finance. Assim a distribuição de ofertas de serviços bancários será focada nos clientes.

Saúde

A Amazon pretende investir nesta área. Isso promete agitar o mercado. Serviços de saúde através de aplicativos também devem ser ampliados, com sensores para diagnóstico remoto.

Governo, política e segurança

Deve aumentar o número de leis que regulam os dados de usuários. As empresas precisam priorizar a privacidade dos usuários para se adequar a essas regras.

Espaço

A privatização da exploração espacial deve ser ampliada. Outro foco é criar uma solução para remover o lixo espacial. Também existe esperança de extração de metais preciosos de meteoros e criar oxigênio em Marte.

Cadeias de suprimentos e logística

A principal meta é aumentar a transparência nas empresas, devido às novas exigências dos consumidores. As empresas precisam se preocupar com os impactos ecológicos e sociais durante o processo de produção e distribuição. A automação deve ser o caminho seguido.

Entretenimento

A inteligência artificial deve dominar o processo criativo. Shows vão misturar games e hologramas e a realidade virtual vai ganhar espaço.

Foto Destaque: Mídias Sociais. Reprodução/ Pixabay

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo