Bem Estar

Confira quatro técnicas que irão desenvolver seu ganho de massa muscular

A variação de estímulos para o corpo é fundamental para quem pretende obter ganho de massa muscular. Aprenda excelentes técnicas para alcançar melhores resultados na musculação.

14 Mar 2022 - 17h11 | Atualizado em 14 Mar 2022 - 17h11
Confira quatro técnicas que irão desenvolver seu ganho de massa muscular Lorena Bueri

As técnicas avançadas da musculação são indicadas para pessoas com maior tempo de treinamento e dieta, ou seja, não são recomendadas para os iniciantes. O objetivo dessas técnicas é produzir um novo estímulo para o corpo, no intuito de acelerar as conquistas dos resultados pretendidos. 

Quando um indivíduo destreinado ingressa na academia e recebe um acompanhamento adequado, é normal que ocorra um desenvolvimento físico acelerado. Após o período de adaptação aos treinos, a massa muscular do corpo aumenta, a quantidade de gordura é reduzida e a pessoa, satisfeita com a visualização de resultados, se anima com os treinamentos.  

Contudo, após determinado período, a tendência é de que esta evolução sofra uma estagnada. Este processo ocorre quando o organismo se acomoda com os treinos realizados, entrando em uma zona de conforto.


Mulher em treino de musculação. (Foto: Reprodução/Andrea Piacquadio/Pexels)


Para evitar essa estagnação, é necessário gerar novos estímulos durante os treinos. Diante disso, Leandro Twin, treinador e assessor esportivo, recomenda quatro técnicas para contribuir na aceleração de ganho de massa muscular nos treinamentos e melhorar os resultados:

Bi-set 

Nesta técnica, é realizada dois exercícios do mesmo agrupamento muscular, sem intervalos. Por exemplo: na execução de um supino reto com o máximo de peso possível e, sem descanso, realiza um supino inclinado - também com o máximo de carga. Após a execução até a exaustão, se descansa por um ou dois minutos e então é contada uma séria de bi-set. 

Pré-exaustão 

O treinador afirma que muitas pessoas cometem o equívoco de causar a falha no ombro ou tríceps antes de treino o peito no supino. Para ele, a melhor recomendação é a técnica avançada da pré-exaustão: canse o peitoral com o peck deck e, quando for para o supino, tende a usar uma carga inferior. Contudo, com o músculo do peito cansado, ele será mais exigido do que o tríceps e o ombro.  

GVT (German Volume Training) 

Após realizar a escolha do exercício, faça 10 séries de 10 repetições. Todas as 10 repetições devem ser feitas até a falha total e sem tempo de intervalo. Se a quantidade de repetições realizadas for longe de 10, ou seja, 8 sendo abaixo e 12 sendo acima, o ideal é ajustar a carga para conseguir treinar até a falha. 

Drop-set 

Terminada a última série, reduza de 10% a 20% do peso e execute novamente o exercício sem descanso. Isto irá acrescentar uma série no drop-set. Normalmente o comum é executar de duas a quatro séries de drop-set. Dessa forma, reduza de 10% a 20% e treine até onde conseguir, depois reduza novamente dentro da mesma quantidade de peso, e siga treinando até a falha. O número de repetições não é o fator primordial. O indivíduo deve chegar à exaustão antes de fazer um novo reajuste de carga para realizar a próxima série. 

 

Foto destaque: Homem realizando exercício de musculação. Reprodução/iStock

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo