Bem Estar

Confira os principais exercícios para evitar dores ao correr

A prática de atividades físicas, como a corrida, demanda uma eficaz preparação do corpo humano. Ao sentir dores, procure praticar exercícios de fortalecimento e alongamento muscular

07 Mar 2022 - 15h23 | Atualizado em 07 Mar 2022 - 15h23
Confira os principais exercícios para evitar dores ao correr Lorena Bueri

Os exercícios físicos são essenciais para a saúde, porém é preciso saber realizá-los sem sofrimento. Sentir dores no corpo durante uma corrida, por exemplo, pode indicar que algo não está correto. Para compreender melhor o risco do incômodo, é necessário analisar o tipo de problema. 

Em caso de dores apenas no dia seguinte à atividade e que desaparecem naturalmente, se trata apenas da fadiga comum pós exercício. O desconforto na lateral da barriga ao puxar o ar também é um incômodo frequente entre os corredores, porém simples de ser resolvido. 


Mulher correndo na praia. (Foto: Reprodução/ Getty Images)


Contudo, se as dores estiverem diretamente ligadas aos movimentos básicos de uma corrida, nos músculos e nas articulações, se faz necessário ter maior atenção. Se o problema se apresentar constantemente e de forma intensa, a recomendação é procurar um médico. No entanto, são comuns os incômodos resultados de enfraquecimento muscular, e para isso, a melhor opção é recorrer aos exercícios de fortalecimento – acompanhado de orientação profissional. 

A partir disso, o professor de corrida, Ricardo Lino, recomendou seis exercícios eficazes para o aumento de massa muscular e eliminar as dores ao correr. São eles: 

Avanço no step

Deixe um pé apoiado em um step. Faça movimentos de subida e descida da plataforma, sem movimentar o pé apoiado. O exercício trabalha a parte posterior da coxa e o quadríceps além de ter a mesma função mecânica de uma corrida: transfere o peso do corpo de um pé para o outro.  

Agachamento básico

Simula o ataque na corrida. Deixe o pé à frente do corpo e faça movimentos de vaivém para cima e para baixo. Este exercício ajuda no fortalecimento de glúteos e coxas, evitando o surgimento de dores. Repita o movimento com as duas pernas. 

Abdominal

Essencial para o fortalecimento do core. Deite-se no chão, de barriga para cima, e com os pés firmes no solo, eleve e deite o tronco. Evite realizar o exercício com as mãos atrás da cabeça. 

Flexão plantar

Mantenha as pontas dos pés apoiadas no step e impulsione o corpo para cima e para baixo. O exercício trabalha todos os grupos musculares envolvidos na corrida, especialmente a região da panturrilha.  

Lombar

Deite-se no chão, com a barriga para baixo, e, com as mãos no pescoço, movimente o tronco para cima. Esta atividade serve para alongamento e fortalecimento da lombar. 

Prancha

Deite-se de bruços no chão e deixe os cotovelos de forma que façam um ângulo de 90º. Eleve o tronco e apoie-se nas pontas dos pés. A prancha auxilia na contração, estabilização e no fortalecimento dos músculos das pernas, essencial no processo de eliminação das dores ao correr. 

 

Foto destaque: Corredor arrumando o tênis para atividade física. Reprodução/ Filipe Cardoso/ Especial Metrópoles

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo