Bem Estar

Confira os mitos e verdades sobre o consumo de doce em pessoas diabéticas

A diabetes é uma doença causada pela falta total ou parcial de insulina no corpo; com isso a alimentação do paciente fica mais seletiva, fazendo com que diminua o consumo alguns alimentos.

01 Jul 2022 - 15h57 | Atualizado em 01 Jul 2022 - 15h57
Confira os mitos e verdades sobre o consumo de doce em pessoas diabéticas Lorena Bueri

A diabetes é uma doença do metabolismo da glicose causada pela falta ou má absorção de insulina, a sua produção é localizada no pâncreas e tem a função de quebrar as moléculas de glicose e transformando em energia, para assim ser aproveitada por todas as células. Com a ausência total ou parcial desse hormônio interfere não apenas na queima do açúcar como também na transformação de outras substâncias (proteínas, músculos e gordura).

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, o número de pessoas que possuem diabetes é alto: 463 milhões no mundo, sendo 16,8 milhões no Brasil. Com esses números tão alarmantes, a doença é considerada um problema de saúde pública pela Federação Internacional de Diabetes (IDF).


Pessoa medindo o diabetes. Foto: Reprodução/Divulgação)


Essa alta incidência da condição, acaba fazendo com que mais pessoas passem a conviver com a doença e modificar os seus hábitos, principalmente os alimentares. Para entender melhor como funciona o cardápio de um diabético, a nutricionista Marlucy Lindsey Vieira elencou 5 mitos e verdades sobre o assunto. Confira:

O consumo exagerado de açúcar tem ligação com o surgimento do diabetes?

VERDADE! O excesso de alimentos doces pode provocar uma sobrecarga no pâncreas, que passa a não conseguir produzir insulina suficiente para diminuir os níveis de glicose no sangue. Esse processo pode desencadear o diabetes tipo 2.


Pessoa pegando um doce (Foto: Reprodução/Divulgação)


Alimentação saudável anula as chances de ter a doença?

MITO! Além de consumo em excesso de doces na alimentação existem outros fatores de risco como a genética, pressão alta, colesterol alto ou alterações na taxa de triglicérides no sangue, doenças renais crônicas, diabetes gestacional e o uso excessivo de medicamentos da classe dos glicocorticoides (um tipo de corticoide). Todos podem contribuir para o desenvolvimento da doença.

Diabéticos não podem comer doces de jeito nenhum!

MITO! O paciente pode consumir doces mas em pequenas quantidades, quando associado à dieta e hábitos de vida saudáveis. Porém, o doce não pode se tornar um alimento do dia a dia, mantendo cuidado com a qualidade da sobremesa escolhida, de preferência com pouca teor de gordura.


Macarrão integral. (Foto: Reprodução/Divulgação)


Arroz, massas, pães, batatas e outros carboidratos devem ser consumidos com moderação?

VERDADE! Os carboidratos são os principais responsáveis pelo aumento dos níveis de glicose no sangue, por isso, pacientes diabéticos precisam consumi-los de forma moderada. Uma opção saudável e recomendada pelos médicos é substituir alimentos feitos com farinha branca, como pão, bolo, arroz e macarrão pelos integrais.

Frutas podem ser consumidas à vontade, pois são saudáveis!

MITO!  As frutas têm açúcar natural, conhecido como frutose. Com isso, o consumo diário recomendado para quem tem diabetes é de, no máximo, três porções.

 

Foto destaque: Medidor de diabetes em cima de doces. Reprodução/Divulgação

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo