Os desfiles da New York Fashion Week (NYFW) iniciaram oficialmente no dia 11 de fevereiro (sexta-feira). Com o objetivo de agradar, o evento oferece um espectro de diversidade, desde desfiles físicos, digitais, transmissões ao vivo e apresentações. O clima também ajudou o início da temporada com o tempo seco, ensolarado e ameno.
Os destaques da NYFW foram Perry Ellis America, A. Potts, Stan, Teddy Oliver, William Frederick, Shayne Oliver, Proenza Schouler, Jason Wu, Victor Glemaud. Os estilistas e marcas que não apresentam uma nova coleção, participaram do evento com palestras, painéis ou fizeram uma retrospectiva dos seus projetos criativos. Rodarte foi um deles, cujo trabalho de figurino foi exposto no Spring Studios.
coleção da Proenza Schouler (Foto:Reprodução/Proenza Schouler)
Lazaro Hernandez da Proenza Schouler disse nos bastidores após o desfile: “É importante hoje em dia, num momento tão caótico, encontrar beleza em algo. Exploramos a forma, especialmente na anca, a ideia da ampulheta. Foi uma colagem de coisas, mas procuramos algo que parecia diferente, que se sentia novo, e que não estava a conseguir uma referência específica”.
A coleção transmite uma beleza serena, com ênfase para a cintura através do espartilho moderno criado a partir de malhas. São executadas técnicas modernas de tricotar para formar as malhas escultóricas sem costura.
coleção da Helmut Lang (Foto:Reprodução/Helmut Lang)
A Helmut Lang trouxe para o desfile a moda escritório para homem e mulher, tendo em vista o conforto para aqueles que gostam do estilo clássico com uma repaginada contemporânea.
coleção da Jason Wu (Foto:Reprodução/Jason Wu)
O estilista tailandês-canadiano Jason Wu disse: “Queremos estar bem e sentir-nos bem. Quero sair e sentir-me chique e mais chique. Não me interpretem mal, ainda gosto de estar de camisola e ver Emily in Paris, mas já está na hora de andar chique”. A coleção de outono de Jason Wu promete oferecer vestidos de sucesso com uma linha de dia com foco contemporâneo, e centrada no luxo. “É a minha versão de alta-costura.”
coleção da Victor Glemaud (Foto:Reprodução/Victor Glemaud)
Já o haitiano Victor Glemaud explorou a natureza das malhas versus tecidos e juntou-se às peles da Pologeorgis. Glemaud explicou que a pele é uma substância natural, sustentável, é melhor do que a sintética, e pode ser transmitida a outras gerações.
Foto destaque: modelo do desfile Jason Wu no NYFW. Reprodução/Jason Wu