Tech

Confira as dicas para proteger seu celular neste Carnaval

No Carnaval de 2022, cerca de um milhão de foliões pediram o bloqueio de seus celulares após serem furtados, segundo dados da Anatel. Confira a seguir algumas dicas para proteger seu celular durante o Carnaval deste ano.

19 Fev 2023 - 13h32 | Atualizado em 19 Fev 2023 - 13h32
Confira as dicas para proteger seu celular neste Carnaval  Lorena Bueri

O furto de celulares, seguido de roubos de informações e invasões de contas, pode gerar transtornos e arruinar o carnaval dos foliões. O aparelho é peça fundamental durante este período, uma vez que é utilizado para chamar táxi/uber para ir e voltar dos bloquinhos, se comunicar com os amigos que deram um perdido, ou ainda realizar pagamentos via internet banking.  

No entanto, o número de furtos e golpes durante os dias de folia vão às alturas, o que pode arruinar a festa dos carnavalescos. De acordo com os dados da Anatel, no carnaval de 2022, foram quase um milhão de pedidos de bloqueios de celulares devido a roubos. André Carneiro, Senior Managing Director da Sophons no Brasil, afirmou à Forbes que é importante se preocupar, sobretudo, com os dados contidos nos celulares. Assim, o executivo separou algumas dicas para proteger as informações dos celulares, veja a seguir.

1 – Realize o Backup do seu smartphone e anote o código IMEI em um papel antes de sair de casa

Como medida de prevenção, é importante que antes de ir até o destino onde irá curtir o Carnaval, realize um backup do aparelho celular. Essa precaução garante que, caso aconteça algum incidente durante este período, você possa recuperar seus dados rapidamente. Além disso, ter seu código IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel) anotado é fundamental, já que este é um número único do aparelho e o ajudará a bloqueá-lo, se necessário”, afirmou André.

2 – Exclua temporariamente aplicativos financeiros, de compras e as redes sociais

Durante as festividades, deixe no celular somente aplicativos essenciais que irá utilizar no Carnaval. E-mails, sites de compras online, mais de um aplicativo bancário e redes sociais que não serão utilizados devem ser apagados e podem ser reinstalados após a folia, evitando assim invasões, roubos e sequestros de dados”, aconselha o executivo.

3 – Caso tenha seu aparelho roubado, informe imediatamente o banco e sua operadora

Caso tenha o celular roubado ou furtado, entre em contato imediatamente com seu banco para solicitar o bloqueio das suas transações de PIX e de cartões de crédito instalados no aparelho. Também é recomendado contatar a operadora de telefonia e solicitar o bloqueio imediato da linha telefônica, bem como do aparelho através do código IMEI”.


No carnaval de 2022, foram quase um milhão de pedidos de bloqueios de celulares devido a roubos. (Foto: Reprodução/Forbes)


4 – Utilize um celular mais acessível, se possível, e um aparelho por grupo

André recomenda que “se estiver curtindo o carnaval em grupo, combine com todas as pessoas que somente um aparelho será levado para a festa ou celebração, compartilhando os aplicativos necessários. Adotar um celular temporário de menor valor durante o período também é uma boa prática, assim se evita maiores perdas financeiras em caso de furto ou roubo”.

5 – Prefira guardar o smartphone em bolsos frontais, mochilas ou pochetes

Criminosos buscam facilidade. Assim, o uso do bolso frontal, bem como de mochilas e bolsas na parte da frente, indica para o criminoso que será muito mais difícil o acesso ao aparelho. Carteiras, cartões de crédito e dinheiro devem ter a mesma proteção”.

6 – Fique atento (a) durante os tumultos

Nas festas de pré-carnaval, os criminosos utilizaram até spray de pimenta para facilitar a criação de tumultos propositais e utilizar da distração das pessoas. É fundamental que todos estejam atentos a esses incidentes e protejam seus pertences”.

7 – Se precisar usar seu celular, prefira utilizá-lo em local seguro, de preferência, em frente ao policiamento

Caso seja inevitável o uso do celular, faça-o da forma mais segura possível, como em áreas com maior tranquilidade e, preferencialmente, próximo ao policiamento do local. Dessa forma, é mais fácil prevenir furtos durante o uso do aparelho

André conclui afirmando que é preciso ser ágil após ser vítima de golpe ou furto, assim, os prejuízos são reduzidos. Além disso, ele alerta para o fato de que durante as festividades, o número de roubos por quadrilhas especializadas aumenta. Portanto, é imprescindível curtir o Carnaval tomando todos os cuidados possíveis. 

Foto Destaque: foliã com celular. Reprodução/Sou BH

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo