Empreendedorismo

Comunidades no WhatsApp: entenda como elas podem aprimorar seu negócio

Recentemente, o WhatsApp lançou o recurso de criação de comunidades, veja como essa função pode alavancar suas vendas e ajudar seu negócio a crescer.

04 Mar 2023 - 10h02 | Atualizado em 04 Mar 2023 - 10h02
Comunidades no WhatsApp: entenda como elas podem aprimorar seu negócio Lorena Bueri

No dia 26 de janeiro, o WhatsApp disponibilizou um novo recurso para os brasileiros, a criação de comunidades, que está chegando aos poucos aos celulares, disponível para Android e IOS. Essa função foi liberada globalmente em novembro de 2022 e embora só tenha chegado ao Brasil no início de 2023, as comunidades já estão se popularizando, principalmente entre micro e pequenos empreendedores.

O recurso tem o objetivo de reunir, em um único veículo de comunicação, grupos com temáticas e objetivos similares, é permitido unir até 50 grupos, considerando que cada grupo pode ter até 1024 participantes, o alcance das comunidades pode chegar a 50mil pessoas com apenas um click.


Exemplos de comunidade no WhatsApp. (Foto: Reprodução/Site techtudo.com)


Sobre essa nova funcionalidade, a analista de Mercado e Transformação Digital do Sebrae, Janaína Camilo afirmou: “A comunidade WhatsApp é a evolução dos grupos tão utilizados por todos nós, com acréscimo de uma estratégia em sua organização. Os participantes recebem avisos enviados à comunidade como um todo, e nos grupos se trata e discute sobre o que foi comunicado".

De acordo com uma pesquisa recente do Sebrae, 84% dos clientes de vendas online usam o WhatsApp como ferramenta primária para efetuar suas negociações.

Quem empreende na área de alimentação pode criar uma comunidade com os clientes e enviar promoções, fotos atrativas, vídeos com a programação da semana e isso vai chegar a muitas pessoas, inclusive em quem não participa dos grupos. Ter o cliente como um propagador do seu negócio é a melhor prova social que se existe”, completa Janaína.

Nas comunidades, os administradores podem inserir e remover membros e grupos, além disso, os membros também conseguem sair de uma comunidade, denunciar abusos e bloquear contatos. É um recurso que se aproxima, de certo modo, aos canais do Telegram, o diferencial é o alcance que se torna bem maior devido à alocação dos subgrupos, ainda que não seja possível pesquisar por novas comunidades.

Como o objetivo é facilitar a troca de informações entre grupos de uma mesma categoria, com membros que se conhecem, o indivíduo só pode entrar em uma comunidade mediante convite. Além de aumentar as vendas, a ferramenta também pode auxiliar na gestão do negócio, facilitando a comunicação com fornecedores, colaboradores, parceiros e demais grupos que se relacionam com as empresas.

De acordo com Janaína Camilo é possível ter comunidades proativas, aquelas em que apenas o administrador envia as mensagens e as reativas, onde o público pode interagir, assim os microempreendedores podem ter acesso aos feedbacks dos clientes e usar o recurso de enquetes para obter mais informações sobre o que ainda pode ser aperfeiçoado na empresa.


Celulares interconectando pessoas (Foto: Reprodução/Site brasilconnecting.com.br)


Confira o passo a passo para a criação de uma comunidade no WhatsApp.

  1. Com celular aberto no WhatsApp, clique em comunidades, ícone com design de três pessoas no topo esquerdo da página inicial;
  2. Clique em “começar”, escolha um nome e uma descrição (seja objetivo);
  3. Escolha uma foto (opcional);
  4. Com os contatos salvos no celular, adicione grupos já existentes e crie novos (podem ser criados até 10 grupos);
  5. Dedique um tempo para produzir conteúdo e pronto, veja suas vendas dispararem.

É importante ressaltar que as comunidades, assim como qualquer veículo de comunicação, está sob a Lei Geral de Proteção de Dados, dessa forma as pessoas só podem ser acionadas e incluídas em grupos e comunidades se informar seu contato para o empreendimento por meio verbal, por escrito ou em plataformas online.

Foto Destaque: ilustração (Reprodução/Site tray.com).

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo