Saúde

Comunidade médica faz descoberta promissora no tratamento contra Parkinson

Pacientes com Parkinson têm acúmulo de proteína em torno dos neurônios, acelerando a degeneração. O novo obstáculo é encontrar uma alternativa para limpar as células.

09 Abr 2022 - 16h00 | Atualizado em 09 Abr 2022 - 16h00
Comunidade médica faz descoberta promissora no tratamento contra Parkinson Lorena Bueri

Um estudo publicado na revista científica Nature mostrou uma promissória descoberta, que pacientes diagnosticados com Parkinson têm acúmulo de proteína, chamada alfa-sinucleína, em torno dos neurônios acelerando a degeneração, e impedindo a produção de dopamina. A redução do neurotransmissor causa a rigidez muscular, lentidão e os tremores.

Segundo André Felício, médico, pesquisador e neurologista do Hospital Israelita Albert Einstein, os estudos sugerem que o acúmulo dessa proteína é a responsável pela aceleração da degradação das células cerebrais. O novo obstáculo é encontrar uma alternativa para limpar o excesso da proteína nas células.

Atualmente mais de 800 estudos estão sendo conduzidos com o objetivo de entender o modo de atuação e possíveis novos tratamentos para o Parkinson. A doença neurodegenerativa mais frequente no mundo, hoje, é o Alzheimer. Mais de 150 novas medicações estão sendo avaliadas em busca de biomarcador que favorecem o diagnóstico precoce.


Doenças neurodegenerativas acometem mais os idosos. (Foto: Reprodução/ Adobe Stock)


Segundo o estudo, células T, sistema imunológico, são programadas para atacar a proteína alfa. O que no início seria a solução para tratamento do quadro, no entanto, a mesma proteína demonstra danificar o neurônio. O novo objetivo dos estudiosos é criar um modo de inibir a ação das células T, impedindo o dano às células nervosas.

Segundo Felício, os estudos estão sendo promissores, mas é preciso mais tempo para que desenvolvam a fase 2. Estudos em fase 2, significam que o tratamento avaliado está sendo testado em um grupo de pacientes com a condição, de modo seguro, para verificar a eficiência. Avançando para fase 3, o produto é comparado com outras opções disponíveis.

De acordo com os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) aproximadamente 16 a 19 casos diagnosticados com Parkinson a cada 100 mil pessoas ao ano.  Em 2040, a instituição estima que a condição neurodegenerativa irá superar o câncer como causa de morte mais frequência. O protocolo de tratamento atual utilizado é a cirurgia. São implementados eletrodos no cérebro para modular estímulos elétricos na região danificada. Outra alternativa, é aumentar a quantidade de dopamina aliviando os sinais físicos da doença em conjunto com medicação e fisioterapia.

 

Foto Destaque: Raio X da massa cinzenta do cêrebro. Reprodução/Adobe Stock

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo