Moda

Compreenda o conceito de alta-costura

A semana de alta-costura foi iniciada está segunda-feira (04), compreenda o conceito de alta-costura, quem o criou, como receber o seguinte título, entre outros aspectos

3 min de leitura
05 Jul 2022 - 18h58 | Atualizado em 05 Jul 2022 - 18h58

Essa semana (04), ocorre a semana de alta-costura outono/inverno 22/23 que irá ser encerrada no dia 7 de julho, mas o que a difere das demais semanas de moda que vivenciamos no decorrer do ano? Os profissionais explicam que para ser designado como alta-costura, é necessário apresentar um ateliê em Paris, com peças exclusivas, feitas a mão e de extrema qualidade, além de passar pela análise da Federação da Alta-Costura e da Moda (FHCM), que será responsável por revisar os membros do grupo.

A alta-costura é caracterizada por modelos únicos, criativos e com uma qualidade inquestionável, necessitando atender ao mínimo de 25 designs originais, apresentando vestimentas diurnas e noturnas, necessitando apresentar as suas criações para uma imprensa e público seletivo nos meses de janeiro e julho de cada ano.

A origem da alta-costura

Os especialistas apontam que o criador do conceito de alta-costura foi o costureiro inglês Charles Frederick Worth, responsável por fundar a primeira Couture House, em Paris, que começou a desenvolver peças exclusivas para as suas clientes no decorrer dos seus anos de trabalho e: “Com isso, Charles foi ganhando destaque e todas essas peças feitas à mão passaram a ter valor agregado. Por ser de alto custo, poucas pessoas com poder aquisitivo tinham (e continuam tendo) acesso à Alta-Costura, explica a redação de moda da L´OFFICIEL.


Modelo confeccionado por Charles Frederick Worth, exposto no Museu de Arte da Philadelphia (Foto: Reprodução/L´OFFICIEL)


Importante ressaltar que as regras utilizadas atualmente pela Federação da Alta-Costura e da Moda (FHCM), foram estabelecidas em janeiro de 1945 no decorrer da Segunda Guerra Mundial aspirando manter a moda francesa dentro de Paris e alçar a cidade como capital mundial da moda. 

Apenas as casas e empresas que apresentam o selo disponibilizado após a devida apuração da federação podem usufruir do título de alta-costura oferecido, como exemplos podemos citar Dior, Chanel, Jean Paul Gautier, Schiaparelli, entre outros.





Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo