Como ter uma alimentação mais saudável no natal ?

Publicado 22 de Dec de 2020 às 19:45

Nas festas de fim de ano, natal e ano novo, as pessoas normalmente costumam exagerar na dose quando o assunto é alimentação. Muitos se alimentam sem pudor e rigor nenhum, abusando dos alimentos calóricos e com muita quantidade de sal e açúcar. O que as pessoas não sabem é que da pra se ter uma alimentação mais saudável sem abrir mão das coisas gostosas que tem na ceia.

De acordo com o site saúde Brasil, A dupla famosa panetone e rabanada podem ser adaptadas para opções mais saudáveis. Em vez de fritas, as rabanadas podem e devem ser assadas no forno. Já os panetones  podem ser os artesanais (caseiros), que são feitos com ingredientes mais saudáveis.

As frutas também são boas opções por serem nutritivas, naturalmente doces e ainda refrescantes. O abacaxi, por exemplo, é uma ótima pedida para o encerramento da sua ceia.

Leia mais: Síndrome do pânico: Entenda o que é e como identificá-la


Frutas são uma boa saída para manter a alimentação saudável no natal (Foto: Reprodução/a critica)


Dicas para alimentação saudável no natal

Considerando uma alimentação baseada nas regras do Guia Alimentar, deve-se preferir para as ceias de Natal e Ano Novo alimentos como castanhas, nozes, frutas (pêssego, nectarina, uva, ameixa), leguminosas (lentilha, grão de bico), carnes magras (peru, chester, peixe, frango), cereais (arroz, milho), raízes e tubercúlos (batata, mandioca), verduras e legumes (alface, tomate, cebola, cenoura, agrião).

Com estes e com outros alimentos é possível criar preparações culinárias saborosas e saudáveis como arroz com lentilha, bolo de maçã, peru assado, salada de folhas cruas, purê de batata, salada de frutas, peixe ao molho de legumes, arroz com castanha de caju, macarrão ao molho de tomate, entre outras.

Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, quatro recomendações são muito importantes para manter a alimentação saudável: fazer dos alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação; utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias; limitar o uso de alimentos processados, consumindo-os em pequenas quantidades; e evitar os alimentos ultraprocessados.

Alimentos ultraprocessados e preparações muito gordurosas devem ser evitados, pois são desbalanceados nutricionalmente. Refrigerantes, sorvetes, chocolates, o famoso Tender e embutidos em geral são alguns alimentos que apresentam alto valor calórico e são ricos em sal, açúcar, óleos e gorduras, além de substâncias sintéticas, como aditivos alimentares, corantes, aromatizantes e realçadores de sabor.

(Foto Destaque: Como ter uma alimentação mais saudável no natal ? Reprodução/Freepik)

Deixe um comentário