Colunista

Como seu cliente percebe você no digital?

Numa era de presença digital, quem não aparece, desaparece!

03 Out 2022 - 11h00 | Atualizado em 03 Out 2022 - 11h00
Como seu cliente percebe você no digital? Lorena Bueri

Com a crescente onda do marketing digital, mais e mais as empresas tem buscado consolidar sua presença em todas as redes.

O que poucos (ou quase ninguém) comenta, é como a percepção do usuário sofre influências.

Além de postagens que engajam, como é a percepção do usuário frente uma rede social do seu negócio?

O que você mostra nas redes?

Storys, Reels, feed e tantas outras formas de exposição são ditas como ativadores de algoritmos, será?

Segundo o relatório do Instagram, 82% dos usuários seguem marcas na rede e 47% gostam das publicações.

Isso significa que para o seu negócio, é crucial consolidar sua presença digital.

Mas o que é levado em conta?

A resposta está no algoritmo.

Como o algoritmo funciona?

Quando o Instagram começou há mais de 10 anos atrás, o feed como conhecemos hoje em dia, funcionava de forma que o usuário via a postagem de acordo com horário e data que fora publicado. I

Em 2016 tudo mudou e a rede passou a contar com um algoritmo próprio e desde então vem mudando a cada dia.

O objetivo era que os posts mais relevantes para cada usuário aparecessem em seus feeds, chegando ao número de apenas 5% dos seus seguidores, acessam o conteúdo que você posta.

Para a marca isso foi excepcional, já que têm demandado enormes esforços com marketing para criar conteúdos relevantes, mas nem sempre é assim.

As empresas não conseguem alcançar parte dos seus seguidores, nem tampouco criar engajamento com todas as publicações, gerando frustração para muitos.

Como alavancar resultados?

Alcançar o número de seguidores ou possíveis clientes, depende de uma estruturação de dados, funcionando como alicerces que precisam crescer em conjunto para potencializar sua presença digital.

Engajamento

Quanto mais curtida, mais comentários ou vizualizações, mais o Instagram entrega para potenciais consumidores, mas isso não significa que há uma presença digital consolidada.

Relacionamentos

Criar proximidade nas relações digitais é um desafio tanto para influencers que vivem da rede, quanto para marcas, mas a aposta é na criatividade.

Temporalidade

Apesar de ainda ser relevante, a rede não segue mais como único critério o tempo em que o conteúdo foi postado, mas sim o volume de interações, sejam curtidas ou comentários e com isso, maior relevância na rede.

Há também outros fatores que também influenciam na divulgação do conteúdo:

  • Frequência de uso: quanto mais os seus clientes ou consumidores acessarem a rede, maior a probabilidade de verem seu conteúdo;
  • Seguidores: pessoas que seguem mais contas têm mais chances de não verem todos os conteúdos de determinada pessoa ou marca em comparação com pessoas que seguem menos contas; Porém o inverso também acontece, quanto mais seguidores um perfil tem, maiores são as chances de aumentar a visibilidade.
  • Tempo de sessão: seguidores que passam mais tempo rolando seus feeds têm mais probabilidade de serem atingidos pelo post de determinada pessoa ou marca.

Como se beneficiar disso?

ma vez que o instagram está sempre inovando e por isso outras redes têm copiado o mesmo formato, existem brechas que podem ser facilmente utilizadas a fim de elevar os seus resultados.

Como especialista em neuromarketing e psicologia comportamental de consumo, quero que fique claro que os conceitos aqui apresentados, expressam o efeito no consumidor como eu e você.

O neuromarketing nas redes sociais

Como consumidor, levamos em conta alguns fatores, como o copy do feed ou o criativo.

Somos bombardeados com cerca de 11 milhões de bits de informação por dia, ou seja a disputa por algo que prenda a atenção é gigante.

Vale ressaltar que a psicologia do consumo têm diferenciações quanto aos tipos de atenção, mas que falaremos disso num outro momento.

O fato é que as pessoas percebem de forma direta e subjetiva, como se uma complementasse a outra.

Logo, a percepção é composta por vários fatores, tais como:

  • Número de seguidores
  • Engajamento nas redes
  • Conteúdo de valor
  • Alcance
  • Posicionamento

Engajamento nas redes

Não basta criatividade nem apelação. Como mencionamos, há mais de 11 milhões de bits de informações por dia que nos bombardeiam e conseguir isso é um verdadeiro desafio.

Além de um bom criativo e copy, vale lembrar que promover os conteúdos através da própria ferramenta pode custar um bom dinheiro, por essa razão plataformas digitais foram prometem agilizar o processo de indexação dos algoritmos.

Conteúdo de valor

Pense com a cabeça do seu consumidor em cada publicação que for fazer.

Algumas perguntas internas precisam ser respondidas e se não for por você, será pelo seu concorrente.

Conteúdos de valor aumentam a sua percepção frente aos consumidores e usuários das redes, mas requer estratégia.

Eugene Schwartz criador do conceito de curva de consciência situacional revelou que os conteúdos precisam ter sequência lógica para cada fase de consciência.

Segundo o Hubspot, os que mais converte, são os seguintes conteúdos:

Fonte: Hubspot 2022

Alcance

Conquistar mais pessoas é um desafio como podemos perceber, contudo, a criação de conteúdos virais, utilização de promoções e um bom tráfego de dados pode ajudar a alavancar os resultados e alcançar mais pessoas nas redes.

Impulsionar publicações podem ser feitas diretamente no aplicativo, como também através de plataforma especiais, vale pensar na estratégia.

Posicionamento

Como você se posiciona frente aos seus consumidores, mercado e concorrência?

Pode parecer uma pergunta simples de responder, mas sem uma análise de SWOT, fica quase impossível determinar um bom posicionamento.

Por isso se quer ter sucesso no mercado e elevar sua presença digital, sua percepção de autoridade, não há como fugir do trabalho de casa.

 

Conteúdo de responsabilidade Eduardo Domit.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo