Mundo Pet

Como ser um cuidador profissional e obter uma renda extra com pets

Diretor da plataforma de serviços pet traz uma série de recomendações para quem deseja trabalhar com cães e gatos

05 Mai 2023 - 17h40 | Atualizado em 05 Mai 2023 - 17h40
Como ser um cuidador profissional e obter uma renda extra com pets Lorena Bueri

Já imaginou cuidar de um pet diferente todos os dias e ainda ganhar por isso?

Os apaixonados por pets têm a oportunidade de trabalhar como cuidadores de animais de estimação. Há categorias com diferentes possibilidades dentro do segmento, como os serviços de pet sitter, dog walker, creche e hospedagem. Os serviços podem se encaixar em distintas disponibilidades de trabalho e ainda, podem servir de renda extra.

Desta forma, Murillo Trauer, diretor da DogHero, sinônimo de categoria e maior empresa de serviços para pets da América Latina, traz algumas dicas para quem deseja se tornar um profissional do ramo. Para isso, é necessário entender as possibilidades de trabalho:

Dog Walker - É a pessoa responsável pelo zelo do pet em momentos de caminhadas e exercícios. Suas habilidades devem estar focadas na segurança e cuidado com o cão durante as atividades, que geralmente, duram de 30 à 60 minutos.

Pet sitter - Nesta categoria, o profissional se designa até a casa do consumidor. Ele deve brincar, colocar comida, trocar o tapete higiênico ou caixa de areia. A duração da visita gira em torno de 1h.


Creche - Neste formato, o cuidador deixa o animal em sua própria residência durante a ausência matinal e diurna do tutor, reservando a atenção com o pet ao longo do dia.

Anfitrião - É o serviço mais indicado para longos períodos de ausência do tutor, momento em que o pet precisa ser cuidado por um dia inteiro ou mais. Desta forma, o pet é recebido na casa do anfitrião, mudando de ambiente, mas não de rotina, podendo estar com seus brinquedos, receber ração e medicamentos, se necessário, de maneira adequada.


Independente da categoria de serviço escolhida, Murillo diz que certas ações são semelhantes e fundamentais: “tudo deve estar bem acordado, precificação de serviço, períodos de trabalho, horários de chegada e saída do pet, quais serão os itens do animal como brinquedos, rações, sachês, medicamentos, se necessário. Tudo planejado de forma que seja um bom atendimento para ambos os lados”, afirma.

A comunicação entre o tutor e o cuidador, também deve ser constante, “enviar fotos, vídeos, descrever comportamentos e atividades, são ações benéficas na relação profissional e demonstram um trabalho bem feito no acolhimento com o pet”, explica o diretor.

Murillo ainda recomenda que, se possível, o cuidador deve optar por um pré-encontro, dessa forma, tutores e profissionais conseguem conversar, entender as individualidades e a rotina do pet para que a experiência não o desgaste. Ainda, saber se o animal já participou de outras hospedagens, creches e como costuma se comportar, pode enriquecer o trabalho.

Mas para iniciar no trabalho como cuidador, é interessante ter alguma base de clientes, para isso, meios como a DogHero facilitam o acesso às demandas, servindo de ponte e conectando tutores e heróis, como são chamados os cuidadores profissionais da plataforma. Hoje, a plataforma conta com mais de 2 milhões de pets cadastrados esperando pelo serviços.

“Pelo aplicativo da DogHero, o herói possui liberdade para escolher com qual porte de pet irá atuar e quanto irá cobrar pelo serviço, dentro do limite estabelecido pela região. Ainda, o profissional parceiro pode fornecer sua disponibilidade de trabalho, se comunicar com usuários, quanto mais bem avaliado e com mais experiência, maiores as possibilidades de demandas e clientes fiéis”, afirma Murillo.

Sobre a remuneração, o diretor explica que os finais de semana e feriados, especialmente os prolongados, costumam ser os momentos de maior volume de hospedagens, categoria mais utilizada do aplicativo.

“Períodos como o fim de ano e início de férias em janeiro correspondem a 25% do faturamento do ano da DogHero e alguns heróis-parceiros chegam a receber até R$ 6 mil, durante o movimento” revela o diretor da DogHero.

Para se candidatar a herói da DogHero, o cuidador não precisa de experiência, mas deve ser maior de idade e provar que seu lar é seguro para receber pets. As janelas devem ser teladas, piscinas cobertas, e em caso de escadas na residência, é preciso se atentar se a estrutura é segura para os bichos. Para ser aprovado, o candidato também precisa passar por um rigoroso processo, com treinamentos disponibilizados pela própria plataforma.

Foto Destaque: Reprodução

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo