Bem Estar

Como prevenir as crianças no volta às aulas presenciais

Com o retorno 100% presencial, alguns regulamentos foram implementados para garantir a melhor segurança para os estudantes durante esse período de transição do modelo de ensino.

07 Mar 2022 - 10h06 | Atualizado em 07 Mar 2022 - 10h06
Como prevenir as crianças no volta às aulas presenciais Lorena Bueri

Esse ano a volta às aulas está sendo registrada pelo retorno 100% presencial, onde, em um período de pandemia, estava sendo normalizada a adaptação remota ou semi-presencial, porém, é alertado a importância do uso de máscara pelas crianças e alguns precauções para esse retorno.

Em algumas cidades, como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, está sendo aplicada ou pensada a flexibilização do uso de máscaras ao ar livre. Segundo a academia científica, as máscaras representam uma proteção e uma ferramenta para impedir a disseminação da covid-19, sendo uma das principais orientações formuladas Portaria dos Ministérios da Educação e da Saúde no processo de volta às aulas.

Apesar de o documento estabelecer algumas recomendações em relação ao retorno das aulas presenciais em todas as bases de ensino, foi dado autonomia para os estados e municípios organizarem de acordo com a situação da região. Dessa forma, não há uma unificação dos protocolos pelo país, e, assim, surgem algumas dúvidas:

  1. O uso da máscara é obrigatório?

A partir dos dois anos de idade, de acordo com o regulamento, é obrigatório o uso de máscara e acompanhado de um profissional. Porém, no Rio de Janeiro, Ceará e Rio Grande do Sul o uso começa a ser obrigatório a partir dos 3 anos de idade.

  1. Qual é a melhor máscara para o uso infantil?

Existem diversos tipos de máscaras no mercado, possuindo cores e tecidos diferentes. Os especialistas aconselham que, se for usada a máscara de pano, deva ter duas camadas. As máscaras cirúrgicas podem ser adaptadas para o rosto de uma criança, mas, no mercado, já há modelos para o público infantil.


Métodos de prevenção do Covid-19 às crianças (Foto: Reprodução/Exame)


  1. Somente a máscara garante a proteção da criança?

A prevenção do Covid-19 é combinada pelo o uso da máscara e a higienização das mãos com uso de sabão ou álcool em gel 70%, por isso, é indicado dentro dos protocolos a disponibilização de álcool em gel e evitar a aglomeração na entrada e saída dos alunos.

 

Foto Destaque: O uso de máscara é obrigatório nas escolas. Reprodução/iStock.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo