Colunista

Como os hormônios afetam o seu cabelo

Saiba quais são alguns tipos de hormônios que auxiliam o crescimento capilar e outros que atrasam a evolução do seu cabelo.

04 Abr 2022 - 13h20 | Atualizado em 04 Abr 2022 - 13h20
Como os hormônios afetam o seu cabelo Lorena Bueri

Olá, pessoal! Sejam bem-vindos a mais uma matéria que com certeza irá fazer a diferença no conhecimento sobre seu cabelo. Hoje iremos abordar sobre os hormônios e como eles afetam seus fios capilares.

Os hormônios, basicamente, são substâncias ligadas à condição física, morfológica e bioquímicas do nosso corpo. São produzidos pelas glândulas endócrinas, que são as estruturas que sintetizam e lançam diversas substâncias na corrente sanguínea.


Alguns famosos já sofreram com a queda de cabelo. (Foto:Reprodução/instagram)


Em quantidades ideais, os hormônios podem auxiliar o crescimento, o fortalecimento e a rigidez dos fios capilares. Ao contrário, em desequilíbrio, os hormônios interferem nas atividades do seu couro cabeludo, deixando-o vulnerável, aumentado a probabilidade de:

  • Queda de cabelo;
  • Alta oleosidade;
  • Baixa rigidez;
  • Fios quebradiços.

Fergie, cantora, também já passou por problemas hormonais ligados ao cabelo.  (Reprodução/internet)


Em algumas fases de maiores mudanças, como na puberdade, o cabelo tende a alterar suas características, como textura, volume e até tonalidade. O estresse gerado nesse período, hormônio chamado de Cortisol, principalmente na adolescência e na menopausa, pode sobrecarregar os hormônios e afetar o cabelo.


O estresse pode causar a queda de cabelo. (Reprodução/freepik)


Há quem acredite que apenas as mulheres sofrem com esse tipo de alteração. Alguns hormônios masculinos também são responsáveis pela calvície, atingindo cerca de 80% dos homens. O motivo, segundo estudos, está ligado aos hormônios androgênicos, que em falta, causam a queda dos fios.

Em caso de aumento desse hormônio, no caso feminino, pode causar Alopecia, mesma doença que atingiu Jada Pinkett Smith, que viu seu marido, Will Smith, a defender na cerimônia do Oscar.


Will Smith e Jada Smith na cerimônia do Oscar. (Reprodução/divulgação)


Dicas do Patti

A ausência de alguns hormônios, como vimos acima, podem causar a queda de cabelo. Consulte um médico. Um especialista pode recomendar um tratamento para repor o hormônio em falta, juntamente com um ginecologista ou endocrinologista.

As mulheres que tem uma menstruação desregulada, podem sofrer pela falta de ferretina, o que pode derrubar e afetar o couro cabeludo. É importante tomar cuidado. No caso dos homens, as ténicas de transplantes estão evoluídas, como a 'Fue', do Dr. Ruston, onde auxiliam na substituição de fios.

Lembre-se que o excesso também pode ser evitado, desde atividades físicas, acompanhamento médico e alimentação.

 

(Foto destaque: Jada Smith tem doença autoimune que leva a queda de cabelo. Reprodução/Internet) 

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo