Beleza

Como noites mal dormidas e estresse podem causar o envelhecimento precoce

Dois dos problemas mais constantes da vida moderna são o estresse e as noites mal dormidas. que representam uma verdadeira catástrofe para a pele e causam o envelhecimento precoce.

12 Mar 2022 - 18h31 | Atualizado em 12 Mar 2022 - 18h31
Como noites mal dormidas e estresse podem causar o envelhecimento precoce Lorena Bueri

O estresse e as noites mal dormidas causam grandes impactos na pele, como o envelhecimento precoce, além de afetar a saúde mental. Muitos problemas de insônia ocorrem devido à modernização, já que o uso de telas e rotinas turbulentas, passaram a fazer parte da vida de muitas pessoa.

Porque o estresse pode afetar a pele?

Em entrevista para a revista L’Officiel, a dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica porque o estresse afeta a pele. “Em momentos de estresse e ansiedade, nosso organismo libera uma maior quantidade de cortisol, conhecido como hormônio do estresse, que promove um quadro inflamatório do tecido cutâneo, favorecendo assim o envelhecimento da pele com consequente surgimento de manchas, flacidez e rugas”.

Outro problema do estresse para a pele é o seu impacto no microbioma. “Há um crescente campo de pesquisas que mostra como nossos micróbios comensais — as populações nativas de bactérias, vírus e fungos que colonizam nossa pele — melhoram nossa saúde”, diz outro dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

E as noites mal dormidas?

O cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, contou como o estresse e má qualidade do sono podem contribuir para o envelhecimento da pele. “É no momento do sono que as células são renovadas e os radicais livres eliminados”, explica ele.

Como combater esses problemas?

Noites mal dormidas contribuem para o inchaço, ou seja, o consumo de pelo menos dois litros de água por dia é de grande importância. “Água de coco e chá-verde também são opções. Mas sempre se lembre de controlar a quantidade de sódio nas refeições: ele colabora na retenção de líquido. E fique de olho em sucos de caixinha, que também têm muito sódio na composição”, afirma a médica. 


Consumir água é importante não só para a pele, mas também para a saúde de todo o corpo (Foto: Reprodução/@aimeesong/Instagram)


Exercícios físicos também são indispensáveis para aliviar o estresse, assim como, para a melhora do inchaço. “A própria contração muscular já contribui para a drenagem dos líquidos. Alie os exercícios com uma dieta equilibrada, aumentando o consumo de couve, brócolis, repolho, couve-flor, pois tais vegetais melhoram a eliminação de toxinas. Isso vai beneficiar o corpo todo na diminuição do inchaço”, conta ela.

Para auxiliar na hora de combater esses efeitos na pele, é possível utilizar produtos com ativos eficientes e naturais, como é o caso do óleo de romã, um poderoso antioxidante que fortalece a imunidade da pele e combate os radicais livres. Os dermatologistas indicam ainda tratamentos que podem ser feito ao redor dos olhos e bocas para frear o envelhecimento.

 

Foto destaque: Exercícios físicos e boa noite de sono, são grandes aliadas contra o envelhecimento precoce. Reprodução/@lisaeldridgemakeup/Instagram.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo