Beleza

Como identificar se os produtos que você usa são realmente sustentáveis

Você confia somente no que os comerciais das marcas dizem? Aprenda a identificar se um cosmético é realmente sustentável. Marcas não cumprem o que prometem e continuam usando produtos nocivos para a saúde e meio ambiente.

06 Jun 2022 - 15h26 | Atualizado em 06 Jun 2022 - 15h26
Como identificar se os produtos que você usa são realmente sustentáveis   Lorena Bueri

Sustentabilidade é um assunto em pauta a algum tempo, as pessoas estão criando consciência de que precisam adotar hábitos que não impactam de forma negativa o meio ambiente. E isso, principalmente, quando se fala em produtos de beleza, já que eles são usados diariamente, por isso, precisam de uma certa atenção para reduzir os danos ao planeta.

No último domingo (05), foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, e por se tratar de uma comemoração relevante, e coloca em evidência os atuais problemas com o meio ambiente e a importância da preservação dos recursos naturais que não são inesgotáveis. Em entrevista à revista Claudia, uma dermatologista explica como reconhecer os produtos que são de fato sustentáveis.

Cuidado com o greenwashing 

Segundo a especialista, que conversou com a revista Claudia, muitas marcas não fazem aquilo que prometeram na propaganda, o chamado ‘greenwashing’. Ela diz que algumas se aproveitam do movimento sustentável que está surgindo para atrair mais consumidores, geralmente elas trazem um apelo sustentável para as embalagens “sustentáveis”, mas sem de fato se preocupar com o processo de produção e com os ingredientes usados.


Como descobrir se uma empresa é sustentável (Vídeo: Reprodução/Youtube)


Leia os rótulos

Fique atento a composição usada no produto que está levando para casa, é importante conhecer os ingredientes prejudiciais para a saúde e o meio ambiente. Alguns deles são os petrolados, parabenos, sulfatos, metais pesados, fragrâncias sintéticas e microplásticos que vão parar no mar e contamina o oceano, e assim afetando a vida marinha.

Os riscos são ainda maiores do que se imagina, pois, muitos produtos contêm substâncias tóxicas, que além de causarem dermatites de contato — que podem interferir nas funções hormonais — essas substâncias ainda possuem efeito cumulativo no organismo, que estão relacionados a doenças degenerativas e até alguns tipos de câncer.

“Então, optar por um produto natural e orgânico é deixar de expor o organismo a uma série de substâncias duvidosas", conta ela.

Benefícios dos cosméticos sustentáveis

“As embalagens dos produtos naturais levam menos plástico. Hoje temos inclusive produtos sólidos. As composições também normalmente usam uma menor quantidade de água”, informa a doutora.

E eles ainda facilitam a rotina, pois muitos deles são multifuncionais, possibilitando que a pessoa compre apenas um produto, e dessa forma, também contribua com a natureza.

Como substituir os produtos de beleza

Uma das mudanças que pode ser feita é, trocar produtos que tenham em sua forma petrolado (óleo mineral) por um que leve óleos e manteigas vegetais. Outra substituição interessante, são os produtos que utilizam a aloe vera no lugar da água.

Portanto, busque mais conhecimentos sobre composições nocivas, busque saber quais são as marcas que entregam o que promete, e procure sempre o auxílio de um dermatologista.  

 Foto destaque: Produto natural. Reprodução/Alesia Kozik/Pexels

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo