Mundo Gourmet

Como evitar o desperdício de bananas no verão

Congelar a banana faz com que seja possível conservar a fruta por até 6 meses, além de abrir a possibilidade para diversos pratos, como sorvetes, vitaminas, moquecas, entre outros.

3 min de leitura
26 Jan 2022 - 18h30 | Atualizado em 26 Jan 2022 - 18h30

Versátel, simples e deliciosa, a banana é uma das frutas preferidas dos brasileiros. Com a banana podemos fazer farofa, chips, vitamina, sorvete, bolo, purê, comer a própria fruta , ou, até mesmo, a casca. Seja em receitas doces ou salgadas, a banana tem o seu lugar e com ela é possível usar a criatividade.

Apesar de todos os benefícios, a banana possui um lado negativo: Amadurece muito rápido, principalmente no verão. Porém, existem formas que evitarão o desperdício dessa fruta e irão conservá-las muito mais.

Comercializadas em diversos tipos, as bananas estão entre as frutas mais amadas dos brasileiros. Mas elas amadurecem rápido — principalmente no verão —, e podem ser facilmente desperdiçadas quando não se sabe como conservá-las.


Com a banana congelada, é possível fazer sorvetes e vitaminas gostosas e nutritivas (Foto: Divulgação/Some What Simple)


De acordo com informações da “Popsugar” aqui estão alguns truques que irão conservar a fruta em tempos mais quentes, como esses que o Brasil vem enfrentando nos últimos dias:

 

  • Comece com as bananas maduras e quase passadas, pois elas possuem muito mais sabor;
  • Descasque-as;
  • Corte-as em pedaços, para facilitar o processamento, caso utilize-as para receitas que precisarão passar por trituramento;
  • Organize-as, em camada única, em alguma forma ou vasilha larga com papel manteiga e leve ao congelador (se juntar todos os pedaços juntos em um recipiente, eles grudarão durante o congelamento, o que dificulta na hora do uso);
  • Depois de congelados, transfira os pedaços para saquinhos próprios para congelamento e retorne ao congelador. Você pode separá-los em saquinhos individuais que contêm pedaços de banana suficientes para uma receita.

Congelando-as, além de preservá-las por muito mais tempo, é possível preparar vitaminas, smoothies e sorvetes com a fruta (só bater em um liquidificador ou processador a banana com outros ingredientes de sua escolha).

Para receitas onde a banana precise estar descongelada, é só tirá-la do congelador algum tempo antes ou usar o microondas. Aproveite!

 

Foto Destaque: Congelada, a banana pode durar até 6 meses  Créditos: Reprodução/Freepik

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo