Beleza

Como conquistar o efeito salão: 9 dicas para cuidar dos fios em casa

Confira algumas dicas listadas pela Vogue e aprenda de vez a cuidar dos cabelos sem precisar ir até o salão. Entre elas estão: regra de três, focar na raiz e utilizar menos shampoo. Confira.

3 min de leitura
14 Jan 2022 - 16h10 | Atualizado em 14 Jan 2022 - 16h10

Lavar os cabelos em casa, por mais fácil que possa parecer, pode se tornar bastante frustrante, principalmente para quem realizou alguma química, como descolorir os fios, ou simplesmente foi ao salão deixá-los sedosos e brilhantes. E lavar bem as madeixas é sem dúvidas um dos passos mais importante do tratamento capilar. Ele é a base para conquistar os fios bonitos e saudáveis, mas se você acha que seu cabelo não está ficando deslumbrante apenas lavando-o bem, então acompanhe a leitura e descubra 9 dicas listadas pela Vogue e aprenda a conquistar o efeito salão. 

1 - Pentear antes de molhar 

O cabelo molhado se torna mais frágil e penteá-lo nesta etapa pode ser bastante doloroso, além de quebrar os fios. O hairstylist Moncho Moreno sugere manter a calma e utilizar um creme de pentear para desembaraçar os fios, e a especialista María Baras reforça que o uso de um óleo também deve ser aplicado para facilitar o processo. “Cabelo molhado é mais delicado, então, se você puxá-lo, pode acabar quebrando. Seco ele fica mais forte e penteá-lo devagar não traz riscos. Isso não quer dizer que depois ele não tenha que ser desembaraçado de novo, mas o processo ficará mais fácil (e menos dolorido), diminuindo as chances dos fios quebrarem”, diz Baras.

2 - Usar a ponta dos dedos 

Segundo a hairstylist Cristina Márquez, colaboradora da empresa OGX, utilizar as pontas dos dedos de forma suave durante a lavagem dos fios ajuda a ativar a circulação sanguínea do couro cabeludo e também acaba fazendo uma massagem no local, tornando a lavagem dos cabelos em algo prazeroso e relaxante. 

3 - Focar na raiz

Durante a massagem, que foi dada na dica anterior, se deve focar na raiz do cabelo. Segundo Christophe Robin, esfregar de forma suave a região favorece o crescimento saudável dos fios por conta de ativar a circulação.


Massagear a raiz ajuda no crescimento dos fios. (Foto:Reprodução/Dias + Sustentáveis)


4 - Regra de três 

É o nome dado para a aplicação de passar o xampu em três áreas específicas da cabeça, que são: coroa, pescoço e costeletas. A cabeleireira Raquel Moreno, da The Beauty Concept Hair, afirma que é melhor lavar os fios seguindo essa ordem das áreas, e outra dica é de dissolver o shampoo com água na palma da mão e finalizar massageando as pontas do cabelo. 

5- Usar menos shampoo 

Segundo Christophe Robin, não é necessário utilizar muito shampoo para lavar os cabelos. A quantidade deve ser equivalente a uma colher de sobremesa. 

6 - Utilize dois shampoos na lavagem 

O cabeleireiro Moncho Moreno afirma que devemos usar um shampoo para a raiz e outro para o comprimento e pontas. “É a forma mais inteligente de lavar os fios. A necessidade da raiz não é a mesma das pontas, pois o cabelo da raiz acabou de nascer enquanto os das pontas têm vários anos de vida e precisam de mais hidratação. Usando um xampu de tratamento para o couro cabeludo e um produto para hidratar as mechas das pontas, os fios ficarão mais saudáveis”, explica. 


Utilize dois shampoos para melhores resultados (Foto:Reprodução/Seleções/MihailUlianikov/iStock)


7 - Retirar a umidade antes de usar condicionador 

Apesar de uma prática pouco utilizada, a hairstylist Cristina Márquez afirma que o ideal é remover o excesso de água dos fios com uma toalha antes de utilizar o condicionador ou máscara de tratamento. A técnica faz com o que o produto penetre melhor nos fios, dando um resultado mais satisfatório.

8 - Óleo antes da secagem 

As toalhas anti frizz são ótimas para auxiliar na secagem, e a cabeleireira María Baras nos dá outra dica: Utilizar um óleo capilar antes de enrolar as madeixas nestas toalhas. Devemos utilizar o óleo, desembaraçar os fios, e utilizar a toalha, que irá absorver o excesso de água e o óleo ajudará na proteção e hidratação dos fios. 


Toalha anti frizz e óleo pode ajudar a deixar os cabelos sedosos. (Foto:Reprodução/Naturalmente Bonita/Bio Extratus)


9 - Secar primeiro a raiz

E por último, a hairstylist Cristina Márquez deixou outra dica: secar primeiro a raiz do cabelo, independente se o cabelo irá secar naturalmente ou com secador.  Devemos levantar os fios com um auxílio do pente ou com os próprios dedos, e fazer a secagem da área, podendo utilizar ar quente ou apensar movimentando o cabelo, e isso é importante para ajudar o cabelo a não ficar oleoso e nem embolado. 

Me conta, você já praticava alguma dessas dicas? 

Foto destaque: Aprenda 9 dicas para lavar os cabelos em casa. Reprodução/ O Petróleo.

LEIA MAIS

Deixe um comentário