Notícias

Como Bento XVI, Papa Francisco pensa em renunciar ao cargo

Após a morte do Papa emérito Bento XVI, o Papa Francisco, segundo estudiosos, pode renunciar para cuidar de sua saúde. O líder da igreja católica tem demonstrado cansaço e uma piora em seu estado de saúde.

05 Jan 2023 - 16h47 | Atualizado em 05 Jan 2023 - 16h47
Como Bento XVI, Papa Francisco pensa em renunciar ao cargo Lorena Bueri

Com a morte do Papa emérito bento XVI e após todas as tratativas de velório e enterro, um outro assunto ganha força no Vaticano. Pessoas ligadas ao Papa Francisco acham que o próprio poderá renunciar em breve, como ele mesmo já garantiu que não tem descarta em algum momento considerar em renunciar, caso não tenha mais condições de comandar a igreja. Francisco garantiu ter, no passado uma carta de demissão assinada, caso isso ocorra.

Francisco sempre falou que dois Papas eméritos seriam demais para a igreja e que não renunciaria de jeito nenhum enquanto Bento XVI estivesse vivo, porém agora não há mais impeditivo para isso. Pessoas bem próximas ao Papa Francisco, garantem que a autoridade dele está reforçada e que não há nenhuma renúncia prevista para breve.

Como em todo governo, onde há disputa de poder, na igreja católica também há oposição e essa oposição já pressiona e se organiza para um próximo conclave, que é o encontro dos bispos onde ocorre a escolha de um novo Papa. Francisco é claramente progressista e suas ideias e reformar não são bem-vistas pelos ultraconservadores presentes entre os cardeais de Roma. Alguns anos atrás essa ala opositora da Igreja Católica chegou a pedir a sua renúncia e os ultraconservadores vindos dos EUA declararam vazio de poder.


Papa Francisco pensativo sobre o futuro da igreja católica. (Foto: Reprodução/Twitter)


Historiador da igreja, Alberto Meloni diz que “A oposição que Francisco tem dentro da Igreja não deve ser menosprezada. Todos os Papas enfrentam oposição, até certo ponto é normal. O problema é que agora os resistentes apontarão diretamente para sua renúncia e para um conclave que mude os rumos da Santa Sé”.

Quando Bento XVI renunciou, segundo Meloni, achou que sua linha conservadora fosse seguida e mantida, porém com a eleição de Francisco não foi o que aconteceu, o cardeal ao qual Bento XVI depositava confiança para seguir suas reformas, Angelo Scola, não foi eleito e logo o legado conservador foi quebrado.

Papa Francisco apresenta grandes problemas em relação a sua mobilidade, que o impedem de ir a grades eventos e longas viagens. As vezes é visto de cadeira de rodas e em outras ocasiões utiliza bengala. Essa imagem de um Papa frágil, não é bem-visto.


Papa Francisco de cadeira de Rodas. Opositores acham que um Papa com saúde frágil não passa credibilidade. (Foto: Reprodução/Twitter)


Papa Francisco tem ainda algumas discussões sobre reformas importantes, como uma nova Constituição Apostólica. Além de ainda ter de lidar com a oposição dos ultraconservadores que pretendem a partir de agora pressionar o mais ainda o papa, contrariando as suas reformas. Francisco deseja que a igreja católica caminhe unida, porém as correntes dentro dela mantém toda sua ideia e a de Cristo, de uma igreja única e universal, distante.

 

Foto Destaque: Papa Francisco celebrando a missa do velório de Bento XVI (Foto: Reprodução/Twiter)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo