Esportes

Comissão multa e suspende torcedores por racismo contra Vinícius Júnior

Torcedores envolvidos nos casos de racismo contra o atacante brasileiro Vinícius Júnior, no campeonato espanhol de 2022/23, sofrem multas e são impedidos de ir ao estádio.

05 Jun 2023 - 19h15 | Atualizado em 05 Jun 2023 - 19h15
Comissão multa e suspende torcedores por racismo contra Vinícius Júnior Lorena Bueri

Nesta segunda-feira (5), a comissão do governo espanhol anunciou as punições aos torcedores acusados de praticar atos racistas contra o atacante brasileiro Vinícius Júnior. Os casos de racismo aconteceram nos jogos do Real Madrid contra o Atlético De Madrid em 26 de janeiro e na partida contra o Valencia em 21 de maio, durante o Campeonato Espanhol 2022/23.

A Comissão Permanente contra Violência, Racismo, Xenofobia e Intolerância é um órgão vinculado ao Ministério do Esporte Espanhol, que desempenha a função de aplicar as punições aos responsáveis pelos crimes de racismo direcionados ao brasileiro Vini Jr.

A comissão puniu os quatros torcedores do Atlético De Madrid, que foram responsáveis por simular o enforcamento do atacante do Real Madrid, usando boneco que vestia a camisa com o número de Vinícius Júnior, fato esse que ocorreu em 26 de janeiro. Os acusados foram multados em 60 mil euros (equivale a 316 mil reais) e estão banidos dos estádios do país por dois anos.

Os três torcedores que cometeram o crime de racismo contra Vinícius Júnior no jogo entre Real Madrid e Valencia, receberam uma  multa de 5 mil euros (equivale a 26 mil reais) e ficaram proibidos de entrar nos estádios da Espanha por um ano.


Vinícius Júnior atacante do Real Madrid. (Foto: Reprodução/EFE)


Nesta segunda-feira, a Confederação Brasileira do Futebol (CBF), anunciou um amistoso para março de 2024, entre Brasil e Espanha. O amistoso terá o lema “Uma só pele”, reforçando o compromisso da CBF e da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), contra o racismo e a violência nos estádios de futebol. Segundo a CBF a partida será realizada na Espanha.

Em declaração o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, afirmou que: "O combate ao racismo e à violência no futebol deve ser uma bandeira universal. Na CBF, trabalhamos de forma incansável pela luta contra todo tipo de discriminação, dentro e fora dos campos. Esta ação, em parceria com o meu amigo Luis Rubiales, presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, será importante para reforçar ainda mais a necessidade de se combater o racismo de forma veemente, em todos os cantos do planeta ".

O próximo compromisso da seleção brasileira, será no próximo dia 17 para amistosos em data Fifa contra Guiné, em Barcelona na Espanha.

Foto destaque: Torcedores que cometeram racismo contra Vinícius Júnior são punidos. Reprodução/Arroyo Moreno/Getty Images

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo