Tech

Comércio dos Estados Unidos pode receber poderes para banir o TikTok

O órgão americano receberia poderes para proibir a rede social chinesa e de outras tecnologias estrangeiras caso venham a apresentar ameaças à segurança nacional.

08 Mar 2023 - 19h30 | Atualizado em 08 Mar 2023 - 19h30
Comércio dos Estados Unidos pode receber poderes para banir o TikTok Lorena Bueri

Na terça-feira(7), um grupo composto por 12 senadores bipartidários apresentou um projeto de lei que concede novos poderes para Gina Raimondo, secretária de Comércio do país, para proibir o TikTok e outras tecnologias estrangeiras que possam vir a apresentar riscos à segurança dos EUA, como informado pelo senador democrata Mark Warner.


Aplicativo TikTok da empresa ByteDance.(Reprodução:Pexels)


Warner disse à CNBC que acredita que o TikTok é uma ameaça à segurança nacional, e que o atual projeto dará a Raimondo a capacidade de mitigar o TikTok até a sua proibição.

Warner também mencionou que a lei também pode ser aplicada para as tecnologias estrangeiras de seis nações, que são: China, Rússia, Venezuela, Irã, Cuba e Coreia do Norte.

No dia 23 de Março, o atual executivo-chefe do TikTok, Shou zi Chew, deve comparecer no Congresso estadunidense para falar sobre esse assunto.

Ainda de acordo com o democrata Mark Warner, a Casa Branca compartilhou informações relevantes para o projeto de lei dos 12 senadores. No entanto, até o momento, a Casa Branca não veio a público afirmar se apoiaria ou não o projeto de lei do Senado.

Vale lembrar que na última semana, o Comitê de Relações Exteriores da Câmara aprovou, com votos de ambos os partidos, um projeto de lei bancado pelo senador republicano Michael McCaul, que concede poder ao presidente democrata Joe Biden em poder proibir o TikTok.

Essa medida foi tomada após a tentativa fracassada do ex-presidente republicano Donald Trump, no ano de 2020, em proibir o TikTok e o aplicativo de mensagens chinês Wechat, mas que foi contestada pelos tribunais norte-americanos.

Nos EUA, o TikTok foi proibido em dispositivos federais em dezembro do ano passado, e essa abordagem serviu de modelo para outros governos mundiais. Como o Canadá e a União Européia.

Questionado sobre as razões para os banimentos, o TikTok afirmou que não teve oportunidade de apresentar sua defesa às autoridades governamentais.

Foto destaque. Aplicativo TikTok(Reprodução: Alexander Shatov/Unsplash)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo