Bem Estar

Comer tarde está te engordando! Saiba o que fazer para evitar esse ganho de peso

Comer perto da hora de dormir realmente engorda? Saiba o que fazer para isso não prejudicar o processo de perda de peso.

06 Fev 2023 - 12h10 | Atualizado em 06 Fev 2023 - 12h10
Comer tarde está te engordando! Saiba o que fazer para evitar esse ganho de peso Lorena Bueri

Certamente você já ouviu falar que “comer tarde engorda”, será que isso é um mito ou uma verdade?

O médico nutrólogo Dr. Ronan Araujo explica que isso é verdade. Quanto mais tarde e quanto mais próximo do horário de dormir você se alimenta, mais você tem chance de ganhar peso e reter gordura, independente de como foi a sua alimentação durante o dia.

Quantas calorias você ingere e quanta atividade você pratica ainda importa... muito. Mas vários estudos na última década mostraram que comer tarde pode dificultar a perda de peso.

O ganho de peso não está relacionado exclusivamente à quantidade e ao tipo de alimento que é consumido. Não basta pensar no que você come para manter um peso saudável. Quando você come - a hora do dia - também é importante, de acordo com um pequeno estudo randomizado controlado publicado em outubro de 2022, por Cell Metabolism.

“Quando você se alimenta muito próximo do horário de dormir, o seu sono e o trabalho do seu organismo para reparar hormônios, enzimas e o que iria ajudar em toda essa produção, acaba focando na digestão daquele alimento. E Isso é muito prejudicial para o seu organismo, pois, ao invés de dormir e descansar, o seu corpo fica concentrado em processar a comida ingerida, o que irá causar os problemas com o aumento de peso e até mesmo doenças crônicas, como a diabetes. Além disso, a digestão dificulta a respiração e pode causar desconforto abdominal.” esclarece o Dr. Ronan Araujo.

Já é comprovado que alimentação tardia causa diminuição do gasto energético, aumento da fome e mudanças no tecido adiposo (gordura) que, combinadas, podem aumentar o risco de obesidade.

Estudos coletados

Para medir como o tempo de alimentação afetou as vias moleculares envolvidas na adipogênese, ou como o corpo armazena gordura, os pesquisadores coletaram biópsias de tecido adiposo de um subconjunto de participantes durante testes de laboratório nos protocolos de alimentação inicial e tardia, para permitir a comparação dos padrões de expressão gênica/ níveis entre essas duas condições alimentares.

Os resultados revelaram que comer mais tarde teve efeitos profundos na fome e nos hormônios reguladores do apetite leptina e grelina, que influenciam nosso desejo de comer. Especificamente, os níveis do hormônio leptina, que sinaliza a saciedade, diminuíram ao longo das 24 horas nas condições de alimentação tardia em comparação com as condições de alimentação precoce.

Quando os participantes comeram mais tarde, eles também queimaram calorias em um ritmo mais lento e exibiram a expressão gênica do tecido adiposo para aumentar a adipogênese e diminuir a lipólise, que promove o crescimento de gordura. 

“Tentar comer sempre o mais cedo possível, no mínimo, três a quatro horas antes de dormir. Isso irá ajudar muito, inclusive no seu processo de emagrecimento. Também irá permitir que o corpo digere melhor os alimentos e evita que eles sejam armazenados como gordura. Além disso, isso também pode ajudar a diminuir a ansiedade por comida à noite. Ocasionalmente a alimentação tardia não irá te fazer mal, porém tente não fazer disso um hábito.” Finaliza o Dr. Ronan Araujo.

Foto Destaque: Reprodução

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo