Casa e Decoração

"Comece pelo SIMPLES" - Mauricio Lamosa

Hoje nossa entrevista é com um ícone da Arquitetura e do Design: Maurício Lamosa. Juntamente com seu sócio, Flávio Borsato, eles compõem o estudiobola. Veja a entrevista na íntegra e as dicas que ele da para os querem se ingressar na área!

04 Mar 2021 - 20h00 | Atualizado em 04 Mar 2021 - 20h00
'Comece pelo SIMPLES' - Mauricio Lamosa  Lorena Bueri

Hoje recebemos mais um dos ilustres Arquitetos e Designers espalhados pelo Brasil: Mauricio Lamosa. Formado pela Universidade Mackenzie-SP, o Arquiteto é sócio de Flávio Borsato, amigos desde a Faculdade, quando fundaram o estudiobola – nome originado pela fusão da inicial de cada integrante. A empresa hoje é referência em Design e mobiliário no Brasil contando com mais de 700 itens no portfólio.

O trabalho de ambos é reconhecido pela pesquisa profunda de texturas, materiais, formas e acabamentos. Além disso, Flávio e Mauricio são reconhecidos pelo segmento na área moveleira pela conjuntura e perfeição dos seus desenhos e pela busca incessante de resultados comerciais.


Capa do livro do estudiobola e os sócios à direita. (Foto: Reprodução/Internet)


O estudiobola trabalha há anos em torno desse conceito, trabalhando na criação de produtos com personalidade e simplicidade, sempre aliada à exaustão.


Escritório do estudiobola conta com dois endereços em São Paulo. (Foto: Reprodução/Internet)


Antes de morar na Bahia, Mauricio tinha objetivo de ser Engenheiro. Mas no estado, especialmente em Salvador, o fez em entrar em contato com a realidade brasileira. Isso foi importante para a escolha de Maurício pela área da Arquitetura. Se apaixonou pela Arquitetura apenas no 3° ano de Faculdade.

Mauricio além de ter uma visão diferenciada na área da Arquitetura e do Design, também mostra um incrível leque na área do Design Gráfico e Industrial e, atualmente, Empresário. Já foi premiado tanto quando era estudante, pela Ópera Prima, e design pelo Prêmio Museu da Casa Brasileira.


Mauricio Lamosa: Arquiteto, Empresárioo e Design. (Foto: Reprodução/Internet)


A marca fundada por Mauricio e por Flávio se consolidou no Brasil e hoje conta com mais de 50 revendedores espalhados pelo País. Além do espaço conquistado nacionalmente, a marca também é conhecida internacionalmente, como na Itália, local onde os Arquitetos querem que projetos brasileiros consigam visibilidade no exterior.

Com técnica precisa de recorte de couros, a poltrona shell é uma alfaiataria na tapeçaria. Desenvolvimento de união de lâminas de couro gerando gomos e texturas. A simbiose entre criação e desenvolvimento fabril. Volumetria,luz e textura em um ícone da marca. 


Poltrona shell


A alfaiataria no design, a cadeira gilda une ergonomia e desenho em uma peça que carrega em seu Projeto delicado as maiores técnicas na construção do mobiliário. 

Disponível em madeira jequitibá ou freijó, conta com mais de cinco cores de acabamentos.


Cadeira gilda


Projeto modular com foco no conforto nos mesmos patamares do conceito visual. “Entendemos que o tempo gasto em deixar um projeto autoral deve o mesmo destinado a busca do conforto extremo do estofado” – estudiobola. 


Sofá lego


“Um produto que já nasce com história. A utilização de um tecido revestindo o estofado, com sobras na modelagem, traz informalidade e história ao Projeto” - estudiobola.


Estofado less


“Nossa cadeira corporativa yoná, masculina e industrial” - estudiobola.


Cadeira yoná


 “Este projeto modular transmite um acabamento profissional e confortável. Diversos módulos possibilitam layouts de longe e cantos. A peça parece flutuar com um recorde feito na base do estofado” – estudiobola.


Sofá joy


Atualmente Mauricio gerencia a marca no quesito comunicação e representação comercial. A dupla, Maurício e Flávio “são responsáveis por, aproximadamente, 200 empregos diretos”, aborda Maurício. O Arquiteto ainda aborda sobre a questão social envolta da marca. São anos de planejamento e estratégia.

Mauricio trabalha na parte da produção; os projetos são sempre conferidos por ele desde a linha de produção até o trabalho concluído.


Mauricio sempre faz parte da produção de todos os seus projetos. (Foto: Reprodução/internet)


Mauricio conta que sempre no processo de criação, ele “estuda beleza e sabe criar beleza, por questões de medida, matemática, o olho fica treinado”. O Arquiteto acredita que pode haver uma “energia” por trás de alguns Projetos. “Quando se acaba uma peça, você percebe que aquilo vai voar, tamanha conjunção de fatores que determinam isso”.

O estudiobola fez uma linha desenha para a St. James. A Coleção Pele é composta por 6 projetos entre bandejas, vasos e champanheiras, representando o casamento do acabamento St. James com a pesquisa formal e estilo orgânico do estudiobola.

Acompanhe a entrevista na integra no vídeo a seguir:



O estudiobola mostra diversas tendências únicas em seus Projetos. Mauricio aborda que toda essa técnica de desenho industrial com seus portfólios tem muito tempo para acontecer. “Não se pode lançar coleções 4 vezes por ano; é muito difícil todo esse processo e negociação, são desgastantes. ”  

Falando sobre a representatividade na Europa, Mauricio conta que o estudiobola terá uma base na Itália, onde Flávio agora reside. “Você precisa entender qual é o seu diferencial, mas para jogarmos o jogo lá fora, é preciso entender onde encaixamos”.

Na entrevista acima, Mauricio dá dicas para todos aqueles que querem entrar no ramo da Arquitetura. Clique no vídeo da entrevista para saber mais sobre esse ilustre Arquiteto!

 

(Foto destaque: Mauricio Lamosa: Arquiteto e também Design e Empresário. Reprodução/Internet)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo