Mundo Animal

Começa temporada de reprodução das tartarugas em Fernando de Noronha

Até o momento foram contabilizados 40 ninhos e a expectativa é superar os 300 ninhos até o mês de junho. Os pesquisadores do Projeto Tamar estão otimistas com o início da temporada de reprodução das tartarugas marinhas em Fernando de Noronha.

3 min de leitura
04 Fev 2023 - 13h13 | Atualizado em 04 Fev 2023 - 13h13

Pesquisadores do Projeto Tamar estão animados com início da temporada de reprodução das tartarugas marinhas em Fernando de Noronha,  Organização Não-Governamental (ONG) divulgou um balanço das desovas na ilha, até o momento foram contabilizados 40 ninhos e a expectativa é superar os 300 ninhos até o mês de junho. 

A temporada 2022/2023 começou no final de dezembro e os primeiros nascimentos de tartarugas devem ocorrer nos próximos dias. Os ovos levam cerca de 50 dias para eclodir. 

A temporada passada foi considerada média, foram 263 ninhos. Nesta atual temporada nós esperamos um número maior. Acreditamos que devemos superar os 300 ninhos”, afirmou o pesquisador do Projeto Tamar.


                 

                                                      Projeto Tamar começa temporada de reprodução. (Foto/Reprodução G1)


A Praia do Leão tem a maior parte das desovas, até agora são 20 ninhos no local. Em segundo lugar, vem a Praia do Sancho, que registra até agora 11 ninhos.

Os pesquisadores identificaram desovas também na Cacimba do Padre, Bode, Conceição e até no Sueste, que conta até o momento com dois ninhos.

 Chelonia mydas, é a espécie que se reproduz em Noronha conhecida popularmente como tartaruga-verde, na ilha também é possível ver a tartaruga-de-pente, que tem nome científico Eretmochelys imbricata, e não realiza reprodução em Fernando de Noronha.

“A Praia do Sueste não tem muitos ninhos; a média são cinco desovas na temporada e já temos duas. Algumas vezes a fêmea sai do mar, tentar colocar os ovos, não consegue e depois volta”, explicou Afonso Nascimento, pesquisador do Projeto Tamar.

Os pesquisadores de tubarão acreditam que os tubarões-tigre passam a frequentar Fernando de Noronha no período de desova das tartarugas, isso faz parte da cadeia alimentar desses animais, eles afirmam também que o tubarão-tigre é um dos poucos animais que consegue romper o casco, e não acreditam que exista um desequilibrio ambiental na ilha.

 

 

Foto Destaque: Reprodução das tartarugas em Fernando de Noronha. (Foto/Reprodução: Projeto Tamar)

 

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo