Mundo Animal

Começa temporada de reprodução das tartarugas em Fernando de Noronha

Até o momento foram contabilizados 40 ninhos e a expectativa é superar os 300 ninhos até o mês de junho. Os pesquisadores do Projeto Tamar estão otimistas com o início da temporada de reprodução das tartarugas marinhas em Fernando de Noronha.

04 Fev 2023 - 13h13 | Atualizado em 04 Fev 2023 - 13h13
Começa temporada de reprodução das tartarugas em Fernando de Noronha Lorena Bueri

Pesquisadores do Projeto Tamar estão animados com início da temporada de reprodução das tartarugas marinhas em Fernando de Noronha,  Organização Não-Governamental (ONG) divulgou um balanço das desovas na ilha, até o momento foram contabilizados 40 ninhos e a expectativa é superar os 300 ninhos até o mês de junho. 

A temporada 2022/2023 começou no final de dezembro e os primeiros nascimentos de tartarugas devem ocorrer nos próximos dias. Os ovos levam cerca de 50 dias para eclodir. 

A temporada passada foi considerada média, foram 263 ninhos. Nesta atual temporada nós esperamos um número maior. Acreditamos que devemos superar os 300 ninhos”, afirmou o pesquisador do Projeto Tamar.


                 

                                                      Projeto Tamar começa temporada de reprodução. (Foto/Reprodução G1)


A Praia do Leão tem a maior parte das desovas, até agora são 20 ninhos no local. Em segundo lugar, vem a Praia do Sancho, que registra até agora 11 ninhos.

Os pesquisadores identificaram desovas também na Cacimba do Padre, Bode, Conceição e até no Sueste, que conta até o momento com dois ninhos.

 Chelonia mydas, é a espécie que se reproduz em Noronha conhecida popularmente como tartaruga-verde, na ilha também é possível ver a tartaruga-de-pente, que tem nome científico Eretmochelys imbricata, e não realiza reprodução em Fernando de Noronha.

“A Praia do Sueste não tem muitos ninhos; a média são cinco desovas na temporada e já temos duas. Algumas vezes a fêmea sai do mar, tentar colocar os ovos, não consegue e depois volta”, explicou Afonso Nascimento, pesquisador do Projeto Tamar.

Os pesquisadores de tubarão acreditam que os tubarões-tigre passam a frequentar Fernando de Noronha no período de desova das tartarugas, isso faz parte da cadeia alimentar desses animais, eles afirmam também que o tubarão-tigre é um dos poucos animais que consegue romper o casco, e não acreditam que exista um desequilibrio ambiental na ilha.

 

 

Foto Destaque: Reprodução das tartarugas em Fernando de Noronha. (Foto/Reprodução: Projeto Tamar)

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo