Esportes

Com problemas cardíacos, Lucas Leiva anuncia aposentadoria

Aos 36 anos de idade o volante símbolo de uma geração gremista anunciou sua aposentadoria devido a descoberta de fibrose cicatricial no miocárdio. Médicos recomendaram redução de atividade de alta intensidade

17 Mar 2023 - 20h10 | Atualizado em 17 Mar 2023 - 20h10
Com problemas cardíacos, Lucas Leiva anuncia aposentadoria Lorena Bueri

Todo grande ciclo tem um início, meio e final. Nessa semana o ciclo de um dos símbolos recentes do Grêmio e jogador de carreira consolidada na Europa chega ao fim: Lucas Leiva anunciou sua aposentadoria e pôs um ponto final na carreira de atleta de futebol.

Aos 36 anos Lucas Leiva deu uma coletiva no auditório da Arena do Grêmio onde comunicou que devido a problemas cardíacos, resolveu encerrar sua longêva carreira como jogador de futebol. Lucas descobriu a irregularidade cardíaca ainda em 2022 quando em dezembro foi diagnosticado com uma alteração cardíaca. Com isso, a instrução médica foi a de não praticar atividades físicas de alta intensidade como é o futebol, o que culminou no fim da jornada como jogador.


Um dos personagens da icônica Batalha dos Aflitos, Lucas Leiva voltou ao Grêmio para, seu último suspiro como jogador profissional. (Foto: Reprodução/Grêmio Avalanche Net)


Natural de Dourados-MS, o volante é formado nas categorias de base do Grêmio, tendo sido promovido a equipe principal do tricolor gaúcho no símbólico ano de 2005 quando o Imortal estava na segunda divisão do Campeonato Brasileiro e teve com um dos maiores episódios de sua história a "Batalha dos Aflitos" (que Lucas por sinal participou). Depois do Grêmio, Lucas rumou para o Liverpool-ING (onde realizou mais de 200 jogos de 2007 a 2017) e antes de voltar ao Brasil teve uma boa passagem pela Lazio-ITA (ficando no clube romano de 2017 a 2022). Em solo europeu foi campeão da Copa da Liga Inglesa, da Copa Itália e da SuperCopa da Itália.

Com a  fibrose cicatricial no miocárdio descoberta e a aposentadoria oficialmente anunciada, na entrevista Lucas deu suas primeiras palavras como ex-jogador:

"Primeiro queria agradecer ao Grêmio por todo o apoio nesses três meses. Hoje estou anunciado minha aposentadoria. Tem sido um período difícil, acho que é a primeira vez que choro por esse caso. Mas só tenho a agradecer. Estou encerrando onde eu gostaria, não da forma como eu gostaria. Mas tenho certeza que um novo ciclo vai se iniciar. Tinha muita esperança que pudesse reverter, mas não foi o caso. Minha saúde vem em primeiro lugar." - Lucas Leiva

Com a presença do presidente do Alberto Guerra, do vice de futebol Paulo Caleffi, dos médicos Márcio Dornelles e Paulo Rabaldo (além do técnico Renato Portaluppi e o zagueiro Pedro Geromel), a entrevista foi tomada por emoção, gratidão e a certeza que um novo ciclo se inicia na vida de Lucas Leiva.

Foto Destaque: Tomado pela emoção, Lucas Leiva anunciou o fim de sua carreira. (Foto: Donaldo Hadlich/Estadão)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo