Saúde

Com o fim da obrigatoriedade das máscaras contra a Covid-19, saiba quem ainda deve usar

A decisão foi tomado junto ao Comitê Científico da prefeitura do Rio, em uma reunião realizada na manhã de ontem (7), e um decreto foi publicado oficializando a desobrigatoriedade

08 Mar 2022 - 19h56 | Atualizado em 08 Mar 2022 - 19h56
Com o fim da obrigatoriedade das máscaras contra a Covid-19, saiba quem ainda deve usar Lorena Bueri

Um decreto publicado nesta segunda-feira (17), relatou a chegada do fim da obrigatoriedade do uso de máscaras no Rio de Janeiro. Entretanto, segundo especialistas alguns grupos de pessoas ainda deverão seguir as usando. A decisão foi tomado junto ao Comitê Científico da prefeitura do Rio, em uma reunião realizada na manhã de ontem, (7).

Eduardo Paes, atual prefeito da cidade, publicou em seu twitter o comunicado. "Atendendo recomendação do comitê científico da prefeitura do Rio, edição extra do Diário Oficial nessa tarde libera do uso de máscaras em espaços abertos e fechados na cidade do Rio de Janeiro. Quando atingirmos 70% na dose de reforço, acaba tb o passaporte da vacinação."


 

Mulher tirando sua máscara. (Foto: Reprodução/Uol)


Confira a lista de pessoas que mesmo vacinadas, deverão seguir usando máscaras sejam em locais fechados ou abertos, para o bem delas mesmas ou do coletivo.

1- Imunossuprimidos: Aquelas pessoas que tem baixa imunidade, são chamadas de imunossuprimidas ou imunocomprometidas. Confira alguns casos de pessoas que se encaixam nessa categoria: 

- Pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea;

- Pessoas com HIV e CD4 <350 células/mm3;

- Pessoas com doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente > 10 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticoide e/ou ciclofosfamida;

- Pessoas com neoplasias hematológicas, como leucemias, linfomas e síndromes mielodisplásicas;

- Pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses.

2- Pessoas com alguma comorbidade: A prefeitura do Rio já tinha estabelecido que pessoas com comorbidades graves ainda serão obrigadas a utilizarem a máscara. Elas seguem sendo mais vulneráveis ao vírus, por isso essa atenção ao cuidado. Entretanto, esse novo decreto não especificou quais doenças se enquadram na classificação, confira no site de sua cidade.

3- Idosos: Pessoas de idade mais avançada, ainda são do grupo de risco. Apesar de estarem vacinados, a atenção ao se cuidar precisa ser mantida, pois ao pegar a Covid-19 podem ter sequelas mais graves que outros.

4- Pessoas não vacinadas: Seja por falta da 2° dose, ou o reforço, se ainda não estão com a vacinação completa, ainda deverão seguir usando máscaras.

5- Crianças: A vacinação em crianças ainda não foi completa, a maior parte delas ainda não conseguiram tomar sua 2° dose, e por esse motivo é recomendado seguir se protegendo com as máscaras. Uma boa parte vacinação infantil não foi concluída, pela resistência dos pais negacionistas, fazendo com que muitas crianças ainda estejam sem nenhuma dose.

6- Profissionais da Saúde: Eles estão em contato com doentes diariamente, e ao saírem do local de trabalho, é preciso seguir usando máscaras para evitar o contato direto com pessoas, caso estejam apresentando quaisquer sintomas.

 

Foto Destaque: Mulher sem a máscara. Reprodução/ BBC.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo