Notícias

Com a guerra na Ucrânia, a gasolina vai aumentar no Brasil? Entenda

Com a guerra na Ucrânia, os brasileiros querem saber se a gasolina vai aumentar ou não, já que a Petrobras sempre reajusta os preços. Para deter o aumento, o governo brasileiro tem dois caminhos possíveis

09 Mar 2022 - 10h53 | Atualizado em 09 Mar 2022 - 10h53
Com a guerra na Ucrânia, a gasolina vai aumentar no Brasil? Entenda Lorena Bueri

A pergunta mais frequente que vem acontecendo, é se o preço da gasolina vai aumentar no Brasil com a guerra na Ucrânia, já que em uma semana o barril de petróleo bateu em US$ 139, sendo o maior patamar de preços em 14 anos.

A pergunta é frequente, porque a Petrobras sempre reajusta os preços no mercado interno, aumentando o preço da gasolina, diesel e o gás de cozinha. Acontece que o governo brasileiro já está pensando na situação e analisando dois caminhos para limitar a alta dos combustíveis.

O primeiro caminho seria congelar os preços por seis meses, assim a conta ficaria para a Petrobras e a empresa teria que vender os combustíveis mais baratos do que os custos de importação. O problema seria que para levar esse caminho a diante, a medida precisaria ser aprovada pelo conselho de administração da empresa e, se houvesse uma resistência por parte dos acionistas, haveria uma corrosão dos lucros da petroleira, prejudicando assim a empresa.

O segundo caminho que o governo pensou, seria o Tesouro Nacional subsidiar os combustíveis, usando para isso os recursos dos dividendos pagos pela Petrobras à União.


A gasolina vai aumentar com a guerra? (Foto: Reprodução/JN/G1)


Ambos os caminhos não agradam o mercado, já que congelamento prejudicaria a Petrobras e os acionistas minoritários e o subsídio impactaria negativamente o equilíbrio das contas públicas.

O sócio-diretor da corretora de Commodities Pine, Alê Delara, observa a situação: “Um barril que se aproxima dos US$ 150 é um grande desafio para a Petrobras, porque, para ela, o petróleo é parte dos custos. Quanto mais alto o preço do barril do petróleo e ela não conseguir repassar esses preços ao consumidor, menor se tornam as suas margens. [...] É o que está acontecendo hoje com a defasagem próxima a 40% no preço dos combustíveis pela paridade de importação. Então o governo está criando algum mecanismo para subsidiar os preços para que essa inflação não chegue ao consumidor.”

Sendo assim, no momento não é possível saber qual vai ser o preço dos combustíveis daqui para a frente, já que as decisões políticas podem limitar esse possível aumento.

 

Foto Destaque: Aumento da gasolina. Reprodução/Ernani Abrahão/AutoPapo

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo