Principais clubes da série A do Brasileirão, dentre eles Palmeiras, São Paulo e Atlético Mineiro, vão se reunir na semana que vem, com a CBF, pedindo modificações nas regras envolvendo inscrição de atletas estrangeiros, para as competições. A regra de corte atual é de 5 atletas e os clubes pedem ampliação para 8 inscrições. O Conselho Técnico da entidade avaliará o impacto do ponto de vista jurídico, técnico e financeiro e devolverá aos clubes, a decisão sobre o tema. O caso é visto para análise ágil, para, caso aconteçam as modificações do estatuto, que as novidades sejam implementadas antes do Campeonato Brasileiro 2023. A ultima mudança nesse tema ocorreu em 2014, onde a regra previa até 3 atletas estrangeiros, ampliados naquele ano, para o número atual, de 5.
Há uma tendência de que a entidade possa aderir, por conta que a regra da CONMEBOL, não estabelece limite mínimo para as principais competições sul-americanas. O regulamento geral da CBF considera atleta refugiado, na mesma condição e direito que os atletas brasileiros. Há diferentes visões do tema, para os grandes clubes nacionais. Enquanto o São Paulo defende a ampliação, o Flamengo em contrapartida, utiliza somente 4 registros para Arrascaeta, Vidal, Pulgar e Varela. O Palmeiras é outra equipe com um numero consistente de estrangeiros. A equipe hoje conta com o Gustavo Gómez, Piquerez, Kuscevic, Atuesta, Flaco López e Merentiel. Esse último, emprestado ao Boca Juniors, até o fim do ano, com opção de compra.
Artilheiros estrangeiros da temporada de 2022. Fonte/Reprodução Yahoo Esportes
O São Paulo conta para essa temporada, com Arboleda, Calleri, Gabriel Neves, Galoppo, Ferraresi e Orejuela e por essa conta, é o clube que mais engrossa o coro, para que a CBF mude seu regulamento, ainda nessa temporada. Do cenário nacional, Minas Gerais também é o estado que mais contrata via clube, estrangeiros. Só no Atlético Mineiro, em 2022, o elenco contava com Vargas, Pavón, Dylan, Savarino, Alonso, Zaracho e Nacho.
Foto Destaque Clubes fortalecem junto à CBF, posição para ampliar número de atletas estrangeiros nas competições. Fonte/Reprodução Sport Insider