Notícias

Cliente filma rato comento pão em estufa de supermercado

Roedor foi flagrado no supermercado EPA, localizado na região leste de Belo Horizonte.

07 Jan 2023 - 11h48 | Atualizado em 07 Jan 2023 - 11h48
Cliente filma rato comento pão em estufa de supermercado  Lorena Bueri

Um caso grave contra a saúde pública que não teve atenção, segundo o cliente do supermercado EPA do bairro Floresta em Belo Horizonte, capital mineira.

Nesta última sexta-feira (06), um rato foi flagrado dentro da estufa de pães de um supermercado mineiro. No vídeo feito pelo cliente, é possível ver o roedor no canto do guarda pães roendo um dos pães de sal, também conhecido como jacó (Sergipe); carioquinha (Ceará); careca (Pará) e massa grossa (Piauí e Manaus), entre muitos outros nomes pelo Brasil afora.



O cliente do estabelecimento ainda disse em entrevista para o g1 Minas Gerais que tentou avisar os funcionários, mas ninguém deu atenção e não fizeram nada.

O site de notícias local entrou em contato com o supermercado que enviou uma nota a respeito do assunto:

"O EPA tem um contrato com a empresa Bio Brasil de controle de pragas há vários anos, e esta questão é levada muito a sério por se tratar de uma rede de alimentos. Por estarmos em uma época de chuvas fortes e frequentes, o entendimento no momento é que este rato veio da rua, e não se trata de uma contaminação interna. A primeira providência, que já foi tomada, foi a interdição da área, e uma reforma para refazer a estrutura da padaria. O grupo DMA, responsável pela rede de supermercados, já está trabalhando com a Bio Brasil para identificar de onde veio o rato e localizar a origem disso."

De acordo com informações da Embrapa, Empresa brasileira de Pesquisa Agropecuária, os ratos são portadores de mais de 35 doenças transmissíveis aos homens e aos animais domésticos. As mais comuns são leptospirose, peste bubônica, tifo, salmonelose e hantavirose. Por isso é importante realizar a dedetização do local em que o rato foi encontrado e jogar fora qualquer alimento que esteja próximo ao local e que o roedor possa ter tido acesso.

Casos como este devem ser denunciados na vigilância sanitária, presente em cada município brasileiro. Para denúncias em Belo Horizonte existem três maneiras:

Em qualquer dos casos a denúncia será acompanhada de um número de protocolo que permite que o andamento da solicitação seja consultado.

 

Foto destaque: Rato é flagrado comendo pão em estufa de supermercado na grande BH. Reprodução/g1 Minas Gerais.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo