Beleza

Clean Beauty: Compreenda o conceito que alinha saúde e propósito

A produção de cosméticos livres de toxinas, além de oferecer um alto desepenho, tem responsabilidade social e ambiental. Saiba mais sobre a clean beauty.

03 Out 2022 - 14h00 | Atualizado em 03 Out 2022 - 14h00
Clean Beauty: Compreenda o conceito que alinha saúde e propósito Lorena Bueri

Os produtos de beleza, apesar de parecerem inofensivos, podem conter substâncias tóxicas para o organismo. Desde de derivados de plástico e petróleo, os cosméticos podem apresentar metais pesados e desreguladores endócrinos, ativos que alteram os níveis hormonais. Tais substâncias podem desencadear problemas que vão de alergias a infertilidade.

Alguns estudos científicos indicam que a pele absorve cerca de 80% daquilo que é colocado nela. Portanto, pode-se concluir que a intoxicação da pele é algo real.

Nesse contexto, surge a clean beauty, ou beleza limpa, que vai muito além da fórmula de um cosmético. Esse conceito envolve uma cadeia de produção rastreada, que cause o mínimo de impacto ao meio ambiente e tenha genuíno cuidado com as embalagens, visando a sustentabilidade.


Clean beauty (Foto: Reprodução/Pinterest)


Os rótulos, que são considerados realmente limpos são aqueles que não têm em sua composição derivados de plástico, petróleo, metais pesados e substâncias nocivas à saúde. Ao comprar um produto, verifique se os seguintes nomes não estão listados nos ingredientes: BHT, BHA, metilparabeno, propilparabeno, butilparabeno, etilparabeno, talco, benzophenona3, chumbo, cádmio, mineral oil, petroleum jelly, vaselina, parafina, isododecane, isohexadecane, retinyl palmito, entre outros.

O consumo de produtos clean pode trazer muitos benefícios para a saúde, paro o desempenho do produto e também para o meio ambiente. Quando você tira as toxinas da sua pele, você se depara com sua pele real e, ao usar produtos limpos, a pele entende que os ativos presentes nesses cosméticos têm a mesma estrutura molecular da pele. Isso se chama biocompatibilidade.

Alguns dos principais benefícios dessa interação entre o produto e a pele são: hidratação prolongada, longevidade de uma pele saudável e melhores efeitos dos ativos antioxidantes, pois, quando a pele tem toxinas, cria-se uma barreira, similar a um plástico filme. Sem as toxinas, esse dificultador deixa de existir e o produto é capaz de penetrar de maneira mais profunda na derme.

Foto destaque: Clean beauty (Reprodução/Divulgação).

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo