A dupla que dividia as mais sensacionais jogadas do vôlei de praia, Ágatha e Duda, anunciaram, neste dia 14, o término da parceria de 50 pódios e cinco anos. Seja no Circuito Brasileiro ou no Mundial elas se restacaram com marcantes disputas. As estrelas do vôlei iniciaram a parceria em 2017 com o objetivo de surpreenderem no ciclo de Tóquio 2020 e as expectativas foram alcançadas quando por dois anos chegaram ao topo do cenário mundial, em 2018 e durante a última temporada.
O último torneio de Ágatha e Duda foi oficializado sob o comando do técnico Marco Char, nesta semana, em Itapema, Santa Catarina, durante a etapa brasileira do Circuito Mundial. A partir de agora cada atleta segue sua trajetória profissional separadas.
Ágatha e Duda. (Foto: Reprodução/ William Lucas/Inovafoto/CBV).
Duda pontua que os aprendizados que obteve com a parceira e toda a comissão técnica dos 18 anos até os 23 anos. A jogadora cita que aprendeu muito e amadureceu se tornando uma atleta profissional. Ao falar da colega de trabalho, ela ressalta que Ágatha é guerreira e transmitiu muito ensinamento enquanto estiveram juntas nas quadras.
A despedida foi com chave de ouro, apesar de não conseguirem imprimir o favoritismo nas Olimpíadas do Japão, a dupla conquistou a vitória no Campeonato Mundial neste domingo em 2 sets a 0 diante das também brasileira Taina e Hege, parciais 25/23 e 21/13.
Nas redes sociais, Ágatha explicou que o término da parceria foi iniciativa de Duda que decidiu começar 2022 com uma nova equipe, após os Jogos Olímpicos. Apesar de se afastarem da jornada a medalhista de prata na Rio 2016 enfatiza que deseja que Duda cresça cada vez mais como pessoa e como atleta. Os aprendizados, até mesmo os momentos difíceis ficarão assim como as recordações das várias conquistas e vitórias.
Diferente de Ágatha que ainda não definiu com quem irá atuar, Duda vai retornar a parceria com Ana Patrícia buscando o ciclo de Paris 2024. Durante competições nas categorias de base elas já jogaram juntas, inclusive foram campeãs Olímpicas da Juventude em 2014. Ana Patrícia ao lado de Rebeca, disputou os Jogos de Tóquio 2020, assim como Duda.
Foto Destaque: Ágatha e Duda. Reprodução/FIVB.