Tech

Cinco projetos espaciais serão financiados pela Nasa

Apesar da concretização dos projetos ser uma realidade distante, o administrador da Nasa acredita que as iniciativas são fundamentais para a exploração do universo e manutenção da vida humana.

10 Abr 2023 - 11h50 | Atualizado em 10 Abr 2023 - 11h50
Cinco projetos espaciais serão financiados pela Nasa Lorena Bueri

Projetos espaciais inovadores vão receber o segundo investimento financeiro do programa Innovative Advanced Concepts (NIAC), da NASA. O investimento de US$600 mil será direcionado para os projetos desenvolverem tecnologias que irão revolucionar o futuro do espaço.

Ao todo serão contemplados cinco projetos, dentre eles o projeto FarView, um telescópio que será implantado em um lugar distante da lua, onde não se é capaz de ter interferência de sons, o que irá possibilitar que o dispositivo consiga fazer leituras do universo com mais clareza. Além disso, a produção do telescópio será feita por meio dos recursos disponíveis na lua, para redução dos custos com a missão.  

Outra iniciativa contemplada é o Planetary Defense, a ideia do projeto é a instalação de sistema de defesa que detecta asteroides e queima aqueles que se aproximam da terra como possíveis probabilidade de colisão. 


Representação gráfica do Propulsão Silenciosa de Estado Sólido para Veículos de Mobilidade Aérea Avançada. (Foto: Reprodução/Nasa)


As ideias inovadores ainda estão em fases iniciais e estão um pouco longe de serem aplicáveis, mas para o administrador da NASA, Bill Nelson, as iniciativas são importantes para o futuro da humanidade. "A história da NASA é de barreiras quebradas e tecnologias transformadas para apoiar nossas missões e beneficiar toda a humanidade", disse ele em um comunicado. Além disso, o administrador afirmou que os projetos financiados irão ajudar os pesquisadores a desenvolver tecnologias capazes de revolucionar a exploração do universo e melhorar  a qualidade de vida na terra. 

Além dos projetos citados acima temos o Radar Rydberg Quântico para Superfície, Topografia e Vegetação, que segundo o site da Nasa, esta proposta “aborda aplicações científicas em terra sólida, hidrologia da superfície terrestre, estrutura da vegetação e criosfera”. Outra proposta é a Propulsão Silenciosa de Estado Sólido para Veículos de Mobilidade Aérea Avançada, que segundo a Nasa é “um ecossistema de aviação que prevê pequenas operações de aeronaves elétricas em áreas urbanas, para missões que incluem transporte de passageiros dentro e entre cidades, entrega de carga e operações privadas ou recreativas”. 

Por fim, o último projeto a ser contemplado é A Missão Nyx para Observar o Universo do Espaço Profundo, “espaçonave de propulsão elétrica com radioisótopos alimentado por uma nova tecnologia comercial de radioisótopos chamada EmberCore”, segundo a Nasa. Essa espaçonave seria capaz de contemplar missões no sistema solar. 


Foto destaque: Rádiotelescópio do projeto FarView. Reprodução/CanalTech.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo