Bem Estar

Cinco causas para a diminuição do desejo sexual feminino

Há muitos fatores que podem interferir na vontade de fazer sexo, entre eles, alterações hormonais, fatores psicológicos, uso de álcool e de drogas

12 Dez 2022 - 10h20 | Atualizado em 12 Dez 2022 - 10h20
Cinco causas para a diminuição do desejo sexual feminino Lorena Bueri

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, sexualidade não está relacionada simplesmente ao sexo. Segundo a ginecologista Aline Leite, ela é a dimensão que constitui uma pessoa: a energia que nos motiva, que nos move e que busca satisfação. A médica falou sobre o tema em uma live realizada pela AMCR (Associação Mulher, Ciência e Reprodução Humana do Brasil).

Segundo ela, a sexualidade tem a ver com desejo, com impulso e também com afeto, que é parte inerente da vida humana. Por isso, há muitos fatores que podem afetar a sexualidade da mulher. “Recebemos muitas queixas no consultório de mulheres com baixa libido. Muitas delas não têm vontade de fazer sexo, ou nunca chegaram a sentir um orgasmo. Entretanto, as causas não são tão aparentes”, revela ela.

Para a médica, há muitos fatores que podem interferir na vontade de fazer sexo, e ela apresenta alguns abaixo. Em todos os casos, Dra. Aline recomenda acompanhamento médico e também psicológico, uma vez que grande parte deles são tratados no divã, e não com medicamentos. 

1 - Baixa autoestima e falta de autoconhecimento

Muitas mulheres estão insatisfeitas com seu corpo e preocupam-se com a opinião do parceiro, o que faz o desejo diminuir. Outro problema comum é não saber o que dá prazer. “Sem se conhecer, fica difícil alguém proporcionar sensações e experiências boas. É preciso conhecer o próprio corpo para chegar ao orgasmo”, afirma a médica.

2 - Oscilação hormonal

Um dos fatores responsáveis pela diminuição da libido são as oscilações hormonais. Elas podem ocorrer por conta da menopausa, da gravidez e também das alterações ocorridas durante o ciclo menstrual. Nesses casos, vale a pena procurar ajuda médica. 

3 - Desgastes familiares

Há ainda as alterações emocionais, já que o desejo feminino está diretamente relacionado ao campo emocional. Em um ambiente com muitos desentendimentos, fica difícil relaxar e sentir desejo, de acordo com a médica. Além disso, as brigas podem levar a quadros de depressão, estresse e ansiedade, criando bloqueios sexuais. “Uma terapia de casal pode resolver o problema e fazer o casal entrar novamente nos eixos”, diz a especialista.

4 - Insatisfação ou inadequação sexual

Segundo Dra. Aline, este problema está ligado à insatisfação individual dentro do relacionamento, ou seja, quando a frequência do desejo sexual está desajustada. “Se o parceiro tem mais vontade que a mulher ou vice-versa, isso pode gerar um estresse entre eles. Os dois precisam estar alinhados”, diz ela. A médica informa que a inadequação sexual feminina pode ter uma causa orgânica em 20 a 40% dos casos, sendo os restantes de fundo psicossocial. “Uma das mais frequentes causas é a vigência de mitos e tabus quanto à filosofia e à anatomia sexual”, esclarece.

5 - Uso de álcool e drogas

Dra. Aline reforça que o uso de drogas causam alterações nos neurotransmissores, no cérebro. Segundo ela, o álcool, a cocaína e maconha, se usadas em altas doses, derrubam a libido, assim como drogas sintéticas, como o ecstasy e o LSD.

Foto Destaque: Reprodução

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo