Saúde

Cinco casos da varíola dos macacos já foram confirmados no Brasil

Região Sudeste possui 4 casos do vírus monkeypox, 3 em São Paulo e 1 no Rio de Janeiro; Rio Grande do Sul também possui 1 caso confirmado. Outros oito casos suspeitos estão sendo monitorados.

15 Jun 2022 - 19h35 | Atualizado em 15 Jun 2022 - 19h35
Cinco casos da varíola dos macacos já foram confirmados no Brasil Lorena Bueri

Em menos de uma semana o Brasil já registra 5 casos confirmados da varíola dos macacos, uma infecção viral que já registra mais de 1.600 casos em todo o mundo. O primeiro paciente, um homem de 41 anos, é residente da cidade de São Paulo e teve o diagnóstico confirmado na última quinta-feira, dia 9, logo após retornar de uma viagem à Espanha e Portugal.

O segundo caso, um homem de 29 anos, confirmado no sábado (11), também retornou de viagem recente aos países europeus. O jovem, isolado em sua residência na cidade de Vinhedo, interior de São Paulo, começou a apresentar sintomas da doença antes do regresso ao Brasil

Na noite do domingo (12) o Ministério da Saúde confirmou o terceiro caso no país, o paciente, um homem de 51 anos, foi isolado na cidade de Porto Alegre (RS) após retornar de viagem a Portugal.  Ontem (14) São Paulo registrou mais um caso positivo da doença, o terceiro no estado e quarto no país; A paciente é um homem, de 31 anos e já se encontra internado no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, na capital do estado.


Pelos menos 5 casos da varíola dos macacos no Brasil já foram confirmados. (Foto: Reprodução/Dado Ruvic/REUTERS)


Nesta quarta-feira (15), mais um caso foi confirmado no país; o primeiro a ser registrado no estado do Rio de Janeiro. Assim como os demais casos a pessoa infectada é um homem, de 38 anos, que chegou de viagem recente da Europa. O brasileiro, que mora em Londres, chegou ao Brasil no dia 11 e procurou atendimento médico no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) no dia seguinte a sua chegada.

Em nota divulgada hoje (15) o Ministério da Saúde atualizou os dados sobre os casos da doença em território nacional e informou que medidas de proteção estão sendo tomadas.

“As medidas de controle foram adotadas de forma imediata, como isolamento e rastreamento de contatos em voo internacional com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O Ministério da Saúde, por meio da Sala de Situação e do CIEVS Nacional, segue em articulação direta com os estados para monitoramento dos casos e rastreamento dos contatos”, informa a nota.

De acordo com a pasta os pacientes seguem sendo monitorados pelas Secretarias de Saúde estaduais e municipais. Até o momento todos apresentam bom estado clínico.

Um levantamento realizado pela CNN aponta que pelo menos outros 8 casos da doença no país ainda seguem sendo investigados. Segundo os dados divulgados o estado de São Paulo possui mais um caso suspeito, uma mulher de 26 anos, moradora da capital paulista. Além desse, dois casos seguem em investigação pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), na cidade de Uberlândia e outro em Ituiutaba.

No Rio Grande do Sul mais um caso na capital gaúcha é investigado; Maranhão, Bahia, Ceará e Acre também possuem um caso suspeito notificado, os pacientes foram colocados em isolamento enquanto os estados aguardam os resultados dos exames.

 

Foto Destaque: Lesões na pele é um dos sintomas da varíola dos macacos. Reprodução/Getty Creative.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo