Saúde

Cigarros eletrônicos são tão prejudiciais quanto cigarros convencionais, segundo pesquisas

Em pesquisas feitas por cientistas da Universidade de Califórnia, foram relatados que os prejuízos à saúde cardíaca é semelhante entre os cigarros convencionais e cigarros eletrônicos

28 Out 2022 - 16h46 | Atualizado em 28 Out 2022 - 16h46
Cigarros eletrônicos são tão prejudiciais quanto cigarros convencionais, segundo pesquisas Lorena Bueri

Com a febre dos cigarros eletrônicos, mais conhecidos como vape ou pod, alimentou-se uma teoria de que esses novos tipos de fumos seriam um método mais saudável do que os cigarros convencionais, muito por conta de não apresentar tabaco em espécie na sua composição. No entanto, dois estudos realizados por cientistas da Universidade de Califórnia mostraram que a realidade é diferente, onde comprova que os dispositivos eletrônicos continuam causando diversos riscos de doenças cardíacas.


Homem soltando fumaça inalada por um cigarro. (Foto: Reprodução/Lorendiz Gonzalez/Pixabay)


Os trabalhos dos cientistas foram divulgados através da revista científica Arteriosclerosis, Thrombosis and Vascular Biology (ATVB), da American Heart Association.

Os cientistas começaram a análise pela função endotelial com os fumantes de vape, fumantes de cigarro convencional e não fumantes. A função endotelial consiste na circulação sanguínea e a regulação do tônus muscular. Qualquer tipo de lesão ou dano ao endotélio pode causar diversos problemas cardíacos e vasculares, tal como, hipertensão.

Em seguida, os cientistas examinaram como os componentes produzidos pela fumaça do tabaco e do vapor do cigarro eletrônico danificam os vasos sanguíneos. Para isso, alguns camundongos foram utilizados de cobaias, sendo expostos à fumaça do cigarro e ao vapor.

Com isso, os pesquisadores viram que independente das diferenças entre os dois tipos de cigarros, desde sua composição física até as composições químicas, eles viram os danos aos vasos sanguíneos são causados pela irritação das vias aéreas responsáveis por funções involuntárias dos órgãos internos.

Matthew L. Springer, um dos responsáveis pela pesquisa, comentou a descoberta: “Ficamos surpresos ao descobrir que não havia um único componente que você pudesse remover para interromper o efeito prejudicial da fumaça ou do vape. Enquanto houver algo irritando as vias aéreas, a função dos vasos sanguíneos pode ser prejudicada”

Por fim, os cientistas concluíram que o uso frequente do cigarro convencional e cigarro eletrônico apresentam os mesmos riscos à saúde, desmentindo o conceito de que os vapes e pods são menos prejudiciais em relação ao cigarro.

Foto Destaque: Cigarros eletrônicos recarregáveis (Reprodução/Haiber Liu/Pixabay)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo