Saúde

Cigarro eletrônico e Narguilé: O uso da moda

Pesquisas da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) mostram que cigarro eletrônico e narguilé, moda nas rodas de amigos, está sendo prejudicial à saúde dos adolescentes

03 Jun 2022 - 10h15 | Atualizado em 03 Jun 2022 - 10h15
Cigarro eletrônico e Narguilé: O uso da moda Lorena Bueri

A adolescência é uma fase de experimentação natural e ultimamente o que está na moda é o Cigarro eletrônico e narguilé. Isso se deve, atualmente, a propagandas de TV, jornais, na internet, algumas pressões de amigos que chamam a pessoa de “antiquada” por não usar... e não é apenas um problema no Brasil, isso também é um problema mundial. Em vários países, as propagandas estimulam o uso do cigarro eletrônico.


Foto: Uso de cigarro eletrônico é prejudicial a saúde(Reprodução/Catraca livre)


Foi realizado uma pesquisa pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), constatou que adolescentes escolares de 13 a 17 anos já experimentaram o cigarro eletrônico, narguilé e outros produtos do tabaco. Essa alta prevalência do tabagismo e a introdução de novos produtos, está se tornando um cenário preocupante, um problema de saúde.

O uso do cigarro eletrônico não é tão nocivo como se pensa. Estudos revelaram que o uso constante desse aerossol, podem produzir efeitos tóxicos no pulmão. Em outros casos, pode aumentar a bronquite e asma, cujo sintomas são a diminuição da vida e mais gastos com a saúde. Outro estudo demonstrou que o uso de cigarro eletrônico após 2 horas, foi relatado cefaleia leve, irritação bucal e na garganta e salivação e após 6 meses, apresentou tosse, danos na boca e garganta e cansaço, sintomas de fumante.

A substância presente no cigarro comum é a nicotina que pode ou não estar presente no líquido vaporizado pelo cigarro eletrônico. Portanto, a dependência orgânica sim pode acontecer quando o cigarro eletrônico contém nicotina. Porém, sabe-se que o vício vem no hábito de fumar. E usando em excesso um cigarro eletrônico que tenha nicotina, a chance de se viciar é alta.

Então o que se fazer na situação em que o filho está usando?

O primeiro passo é a conversa e acolher, sem julgamento. Conversar constantemente com o filho e observar sempre. O diálogo pode ocorrer com os profissionais de saúde e na escola, com o coordenador pedagógico. É sempre estar perto do filho.

 

 

Foto destaque: Uso de cigarros eletrônicos entre jovens. Reprodução / UOL

VEJA TAMBÉM

Novos cartazes de “A Casa do Dragão” tem Rhaenyra e Alicent como destaque da 2ª temporada.  Lorena Bueri

Novos cartazes de “A Casa do Dragão” tem Rhaenyra e Alicent como destaque da 2ª temporada.

A nova temporada está prevista para chegar às telas em 2024, no verão americano, com menos episódios que a temporada anterior, de acordo com a diretora Clare Kilner
Victoria Beckham lidera o ranking como uma das mulheres de jogador mais rica do mundo Lorena Bueri

Victoria Beckham lidera o ranking como uma das mulheres de jogador mais rica do mundo

Casada com David Beckham e dona de uma fortuna, a estilista Victoria Beckham virou o assunto mais falado do momento por ter entrado para o ranking das mulheres de jogadores mais ricas do mundo
Pânico 7: demissão de Melissa Barrera é classificada como censura em carta aberta Lorena Bueri

Pânico 7: demissão de Melissa Barrera é classificada como censura em carta aberta

A carta, publicada pela “Artists for Palestine UK” na última quinta-feira (30) e direcionada ao “Setor das Artes e da Cultura”, foi assinada por cerca de 1.300 artistas.
Internacional estende contrato de Gabriel Mercado, pilar na defesa colorada, até 2024 Lorena Bueri

Internacional estende contrato de Gabriel Mercado, pilar na defesa colorada, até 2024

Com 92 partidas e 4 gols, influência e experiência do zagueiro argentino se estende além do campo e garante renovação essencial no clube.
STJD acusa Gabigol e Nino, podendo resultar em suas ausências no último jogo do Flamengo e Fluminense Lorena Bueri

STJD acusa Gabigol e Nino, podendo resultar em suas ausências no último jogo do Flamengo e Fluminense

Os atletas que foram expulsos no recente confronto entre Flamengo e Fluminense enfrentarão um julgamento marcado para a próxima terça-feira (12)
A Fazenda 15: Peões entram no clima sertanejo na festa Itália com show de Léo e Raphael, com participação de Luan Pereira Lorena Bueri

A Fazenda 15: Peões entram no clima sertanejo na festa Itália com show de Léo e Raphael, com participação de Luan Pereira

Os peões aproveitaram o show, cantaram juntos os hits do trio e os clássicos sertanejos, além de mandarem ver nas dancinhas e rolou até coreografia para música “Dentro da Hilux”
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo