Tech

Cientistas estão desenvolvendo terceiro braço controlado pela mente

Cientistas estão desenvolvendo terceiro braço que possa ser controlado pela mente. Outros protótipos para controlar membros robóticos por meio de sinais cerebrais já foram testados.

10 Fev 2023 - 10h30 | Atualizado em 10 Fev 2023 - 10h30
Cientistas estão desenvolvendo terceiro braço controlado pela mente Lorena Bueri

Os cientistas do “Imperial College London”, na Inglaterra, e da Universidade de Freiburg, na Alemanha, estão desenvolvendo uma mão robótica que pode ser controlada pela mente, semelhante ao do (Dr, Octupus, arqui-inimigo do Homem-Aranha).

Conforme as informações, os cientistas disseram que o membro suplementar pode ser controlado pela mente, permitindo que o usuário possa fazer as tarefas sem mover outras partes do corpo humano. Sendo assim, na teoria, as mãos ficariam livres para realizar outras tarefas.


Cientistas estão desenvolvendo terceiro braço controlado pela mente (Foto: Reprodução/IEEE Spectrum)


Os pesquisadores disseram ao site “IEEE Spectrum”, que eles poderiam fornecer um novo grau de liberdade e que tudo seria controlado por meio de impulsos elétricos cerebrais, disseram.

Tem outros protótipos que podem controlar membros robóticos por meios de sinais cerebrais e que já foram tentados. Mas tudo isso envolve implantes invasivos, sendo assim, fica impossibilitado da utilização fora do ambiente controlado de laboratório, para criar uma interface cérebro- máquina.

No entanto, a nova abordagem capta sinais de “eletromiografia” (EMG), produzidos pelos músculos. Isso faz com que os eletrodos que ficam na superfície da pele, possa detectar os estímulos elétricos musculares que podem ser decodificados e transformados em movimentos que podem controlar partes mecânicas.

Os cientistas explicaram que eles criaram um módulo de treinamento, que recebem sinais EMG, produzidos pelo usuário, por meio de contrações musculares. Com isso os pulsos de neurônios motores compõem o sinal e que vai permitir que a mente literalmente controle o membro robótico.

Sinais neurais

Ao estudarem os sinais neurais, eles notaram frequências mais altas em neurônios motores que não usados e se tornam responsáveis pelo controle muscular real. Nesses testes feitos em laboratório não ficaram muito precisos e não ficou provado que o cérebro conseguiria desenvolver as adaptações ao longo tempo que permitam que os usuários possam manter um controle sobre o membro robótico, ou seja, que usuário se acostume com a tecnologia.

O desafio no momento é não anexar o hardware, mas sim identificar várias fontes que sejam o suficiente para realizar movimentos com partes do corpo robótico, disseram.

Foto Destaque: Cientistas estão desenvolvendo terceiro braço controlado pela mente. Reprodução/IEEE Spectrum

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo