Saúde

Cientistas descobrem novo anticorpo capaz de atacar células cancerígenas

Nature Cancer publicou uma pesquisa realizada em camundongos que receberam células tumorais de pacientes com câncer de cólon. O estudo oferece base no processo de descoberta de novos medicamentos pela indústria farmacêutica.

27 Abr 2022 - 21h45 | Atualizado em 27 Abr 2022 - 21h45
Cientistas descobrem novo anticorpo capaz de atacar células cancerígenas Lorena Bueri

Um estudo publicado na Nature Cancer nessa segunda-feira (25) apontou a descoberta de um anticorpo que ataca células-tronco cancerígenas, sem danificar as células saudáveis. O Petosemtamab (ou MCLA-158) evita o início da disseminação do câncer para outros órgãos vitais e retarda o crescimento de tumores primários.

A pesquisa foi feita com camundongos ainda na fase inicial, mas cientistas afirmam que há um efeito promissor. Ela oferece bases para a utilização de organoides, tecidos em 3D derivados de células-tronco, no processo de descoberta de novos medicamentos pela indústria farmacêutica. “A medicina do futuro começa aqui”, relata Eduard Battle, pesquisador do Instituto de Investigação em Biomedicina de Barcelona (IRB) que participou do estudo.

Os cientistas usaram uma espécie de ‘biobanco’ de organoides de pacientes com câncer de cólon e, assim, puderam analisar os anticorpos eficazes, os mais adequados para a maioria dos pacientes e, até mesmo, se eles serão eficazes contra tumores portadores de uma mutação específica. Atualmente, os organoides já são usados para personalizar o tratamento contra o câncer nos estágios iniciais e é útil no procedimento contra a doença. 


Microscópio mostra células humanas de câncer de cólon (Foto: Reprodução/NCI/CCR/ASSOCIATED PRESS)


A empresa holandesa de biotecnologia Merus é a responsável por comandar o estudo, em conjunto com pesquisadores do IRB Barcelona, do Centro de Pesquisa Biomédica da Rede do Câncer (CIBERONC), e pretende divulgar novos dados sobre os resultados clínicos nos próximos meses.

Em outubro do ano passado, a organização divulgou dados preliminares sobre o MCLA-158, como a tolerabilidade e a atividade antitumoral da monoterapia em um tumor maligno fortalecido a partir de células epiteliais.

Na primeira fase do teste, três dos sete pacientes com câncer de cabeça e pescoço (HNSCC) obtiveram respostas parciais. Um atingiu a resposta completa. Todos os setes pacientes tiveram uma redução do tumor.  “Esperamos que a atividade antitumoral relatada nos dados preliminares seja confirmada”, finalizou Batlle.

 

Foto destaque: Representação visual do MCLA-158. Reprodução: IRB BARCELONA AND MERUS N.V.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo