Tech

Cientistas anunciam feito inédito de fusão nuclear para energia limpa e ilimitda

Um feito inédito, cientistas conseguiram depois de décadas gerar energia com fusão nuclear. A conquista histórica, foi dada pelo Departamento dos Estados Unidos.

16 Dez 2022 - 09h28 | Atualizado em 16 Dez 2022 - 09h28
Cientistas anunciam feito inédito de fusão nuclear para energia limpa e ilimitda Lorena Bueri

Nesta terça-feira (13), o departamento dos Estados Unidos anunciou uma conquista histórica na “fusão nuclear”, pela primeira vez os cientistas produziram mais energia com a fusão do que a energia a laser, usada para alimentar a experiência.

A descoberta foi feita por uma equipe de cientistas no “Natonal Ignition Facility do Lawrence Livermore National Laboratory”, na Califórnia, no dia 5 de dezembro. A realização da descoberta, foi feita uma instalação do tamanho de um estádio esportivo equipada com 192 lasers.

A expectativa dos cientistas é que essa tecnologia possa ser usada em larga escala no futuro, para substituir os combustíveis fosseis e criar eletricidade ilimitada sem emissão de carbono.


Feito inédito da fusão nuclear para gerar energia limpa e ilimitada (Foto: Reprodução/ Damien Jemison/LLNL/NNSA)


Essa experiência teve 2,05 de megajoules de energia e com isso teve um resultado de 3,15 MJ de saída de energia. Esse experimento gerou mais de 50% de energia, foi a primeira vez depois de anos que esse feito teve um resultado tão significativo.

A fusão nuclear acontece de formar natural dentro do solo, os átomos de hidrogênios, são submetidos a um calor extremo e com esse calor eles acabam se multiplicando e liberam a energia. E a décadas que os cientistas vem ao longo dos anos tentando e por isso vários cientistas do mundo se unem para fazer com que essa energia limpa seja uma grande expectava para o futuro. E muitos investem nesses reatores nucleares, onde a temperatura chega aser 10 vezes mais quente do que a temperatura do núcleo do sol.

Esse avanço deixam os cientistas mais próximos de ter uma energia limpa e ilimitada, pois é uma reação que consome muita energia.

Em um comunicado, a diretora de Livermore, Dra. Kim Budil, falou que essas tentativas foi um dos maiores desafios científicos para o mundo, Kim também fez um elogio aos cientistas americanos.

Foto Destaque: Feito inédito da fusão nuclear para gerar energia limpa e ilimitada. Reprodução/Damien Jemison/LLNL/NNSA 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo