Mundo Animal

Ciência explica por que animais sentem terremotos antes dos humanos

Mesmo sem uma resposta definitiva, estudos apontam que os animais tem sentidos mais aguçados do que os humanos e isso possibilita que eles sintam as ondas sísmicas que são emitidas primeiro

09 Fev 2023 - 18h20 | Atualizado em 09 Fev 2023 - 18h20
Ciência explica por que animais sentem terremotos antes dos humanos Lorena Bueri

Em alguns vídeos, divulgados logo após o terremoto de magnitude 7,8 que atingiu a fronteira entre a Turquia e a Síria, no último dia 6/2, é possível perceber que diversos animais, como pássaros, gatos e cachorros, estavam mais agitados do que o normal naquela noite. Em um dos vídeos que circulam pela internet, pode-se ver a agitação dos pássaros, que voavam e emitiam diversos sons inquietos, momentos antes da tragédia. 

Não é de hoje que vemos relatos de pessoas que afirmam que os animais podem prever esses acontecimentos. Em 2004, por exemplo, várias testemunhas afirmaram ter visto, momentos antes do tsunami que aconteceu no Oceano Índico atingir a costa, inúmeros elefantes fugindo para terrenos altos, flamingos abandonando áreas de ninhos em locais baixos, cães se recusando a sair de casa e uma manada de búfalos debandar para o topo de um morro, logo após levantarem as orelhas e olharem para o mar. 

Ainda existem relatos de sobreviventes que afirmaram que viram cabras, gatos e pássaros se movimentado para o interior do local momentos antes da chegada do tsunami.
Mas será mesmo que os animais são capazes de prever esses fenômenos? Segundo um texto publicado no jornal "Washington Post", existem pesquisas que mostram que os animais são mais capacitados para sentir pequenos tremores antes de um terremoto, mas ainda assim o tema precisa ser mais estudado. 


Estudos apontam que os animais tem sentidos mais aguçados do que os humanos (Foto:Ronen Zvulun/Reuters)


Existem dois tipos de ondas sísmicas, ondas P (ou primárias) e S (ou secundárias). As ondas P viajam em grande velocidade abaixo da superfície e geralmente são as primeiras registradas no local de um evento sísmico.  Já as ondas S é mais lenta e viaja empurrando partículas de rocha perpendiculares ao seu caminho, ou seja, são aquelas que sentimos quando o chão estremecer. Devido ao sentido apurado, muitos animais conseguem sentir as ondas primárias antes da chegada das ondas S. Já os humanos não têm essa capacidade.

Em um estudo publicado em 2020, pelo pesquisador Martin Wikelsk, foi possível notar que alguns animais mudaram de comportamento cerca 45 minutos antes de terremotos que atingiram a Itália. Ovelhas perderam a orientação, cachorros latiam demais, ficando muito agitados, e vacas ficavam imóveis.

Ainda que existem diversos estudos sobre o assunto, não é possível chegar a uma conclusão definitiva. Segundo o texto publicado no “Washington Post”, em 2018 foi feita uma revisão de 700 casos registrados de comportamentos de animais antes de terremotos e houve uma tentativa de descobrir se esses animais sentiam as ondas antes mesmo que as máquinas sísmicas, mas o estudo concluiu que diversas evidências não eram confiáveis.

 

Foto destaque: Resgate do gato Morango, retirado de escombros na cidade de Hatay, na Turquia (YouTube/Reprodução)



Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo