Saúde

Ciência explica o motivo de não recomendar tomar banho durante uma tempestade

Evite qualquer coisa que aumente o risco de ser atingido por um raio, como estar perto ou sob árvores altas. Se não houver abrigos seguros à vista, coloque-se em uma posição semelhante a uma bola.

3 min de leitura
26 Set 2022 - 15h00 | Atualizado em 26 Set 2022 - 15h00

As árvores começam a se mexer, o céu escurece e de repente você ouve um som alto bem forte. É um sinal de que um perigo potencial está chegando. Para falar a verdade, supostamente está a menos de 16 quilômetros de você, afirmou o Serviço Nacional de Meteorologia.

Não ignore os trovões, porque onde há trovão, há relâmpago, e o relâmpago pode matar ou causar danos de maneiras inesperadas. Mesmo se a pessoa estiver no chuveiro, na banheira ou até lavando a louça.

Como os raios podem passar através de canos, “é melhor evitar o contato com a água durante uma tempestade. Não tome banho, lave pratos ou lave as mãos durante uma chuva”, observa os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC).

“A chance de um raio passar por canos pode ser menor com canos de plástico do que com canos de metal. Mas da mesma forma, é melhor evitar qualquer contato com canos e água corrente durante uma tempestade para reduzir o risco de ser atingido por um raio”, acrescenta o CDC.

Não é o único perigo dentro de sua casa. Mantenha distância de varandas, não se aproxime de janelas ou portas e “Não se deite ou se incline em pisos de concreto”, afirma a agência.


Raio caindo (Foto: Reprodução/Pexels)


Além de que, “Tire os aparelhos da tomada, como computadores ou outros equipamentos eletrônicos, pois podem atraidos”, diz o CDC. “Se mantenha longe de telefones com fio. Telefones celulares e telefones sem fio são seguros… se não estiverem conectados a uma tomada por meio de um carregador.”

O relâmpago pode ser mortal de várias formas. De acordo com o CDC, quando cai direto em alguma pessoa geralmente é fatal. Mas lesões como traumatismo contundente, lesões na pele e queimaduras, podem ocorrer quando um raio toca um carro ou quando um objeto de metal é atingido.

 

 

Foto destaque: Relâmpago caindo. Reprodução Pexels

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo