Notícias

Cidades terão acesso gratuito a transportes público no segundo turno das eleições

318 municípios irão fornecer transporte público gratuito neste domingo (30), durante o segundo turno das eleições. No primeiro turno, apenas 62 cidades adotaram a medida.

29 Out 2022 - 15h15 | Atualizado em 29 Out 2022 - 15h15
Cidades terão acesso gratuito a transportes público no segundo turno das eleições Lorena Bueri

Segundo um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e pelo Tarifa Zero BH, 318 municípios irão fornecer transporte público gratuito neste domingo (30), durante o segundo turno das eleições.

O estudo revelou as cidades com tarifa gratuita por duas categorias, uma vez que 277 municípios já anunciaram a medida, através das decisões das prefeituras. Por outro lado, 41 deles apenas anunciaram como uma promessa, sem confirmação oficializada.

Somados, os 318 municípios possuem um total de 96,5 milhões de habitantes que irão aproveitar o benefício gratuito dos transportes, segundo a pesquisa.

Em comparação com o primeiro turno, somente 62 cidades adotaram a medida da gratuidade do transporte público. Além dessas, outras 44 cidades do Brasil já adotam o meio durante o ano todo, ou seja, fornecem a tarifa zero, e por isso não foram citadas na pesquisa.


Ônibus em São Paulo. (Reprodução: Rovena Rosa/Agência Brasil).


A mudança nos números e na medida aplicada no segundo turno foi aplicada por conta da enorme pressão que a sociedade impôs, além das decisões favoráveis pelo Supremo Tribunal Federal (STF), segundo Rafael Calabria, coordenador do Programa de Mobilidade do Idec. Rafael celebra a medida e revela que será uma "experiência social e de mobilidade muito importante".

Com a medida em ação, o incentivo ao voto é muito maior, uma vez que as pessoas podem sair de casa e se locomover com maior facilidade. Além disso, a experiência de possibilitar o acesso aos transportes públicos de uma maneira gratuita pode alimentar uma ideia e esperança que essa política é possível, segundo Rafael.

O estado com maior número de cidades que adotaram o transporte gratuito é São Paulo, chegando a 142. Depois da determinação da Justiça de estado, a quantidade chegou a quadruplicar, uma vez que atingiu os sistemas intermunicipais de transporte.

 De acordo com a pesquisa, o único estado que não terá transportes gratuitos será o Acre O passe grátis será válido apenas em uma parte, na viagem de volta, para os cidadãos que mostrarem seu comprovante de voto.

Foto destaque: Ônibus em Porto Alegre no 1º turno da eleição. Reprodução/ Evandro Leal/ G1.

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo