Notícias

Cidades decretam estado de emergência devido as chuvas no Norte e Nordeste do Brasil

As fortes chuvas causaram graves alagamentos no Pará e no Maranhão nos últimos dias. O estado do Amazonas também relatou problemas devido às más condições de tempo e suas consequências.

27 Mar 2023 - 11h00 | Atualizado em 27 Mar 2023 - 11h00
Cidades decretam estado de emergência devido as chuvas no Norte e Nordeste do Brasil Lorena Bueri

As chuvas seguem causando danos nas regiões Norte e Nordeste do território brasileiro. Na semana passada alagamentos assolaram o Acre e nas horas seguintes os estados do Pará, Amazonas e do Maranhão também tiveram grandes perdas também pelas águas que caem do céu.

No estado do Pará, os rios tacaiúnas e Tocantins atingiu níveis alarmantes em Marabá, fazendo com que pessoas perdessem suas casas e ficassem desabrigadas (700 famílias já estão em abrigos temporários). No estado vizinho, Amazonas, duas escolas estão sendo utilizadas para abrigar famílias que também tiveram graves complicações com os danos causados pelas chuvas e Ministra do Meio Ambiente percorreu a zona Leste e Norte da cidade junto com o Ministro do Desenvolvimento Regional (as áreas em questão foram as mais afetadas pelas chuvas do último sábado).


No Pará enchentes causam graves danos a população. (Foto: Igor Meireles/MAB)


No Nordeste o Maranhão foi o estado afetado: depois do começo das chuvas no último dia 18, seis pessoas perderam suas vidas. Dessas seis, três acaram falecendo devido a enxurrada que arrasto um carro em Açailândia. Os outros três seres humanos que pereceram, acabaram perecendo em função dos deslizamentos de terra que ocorreram na cidade de Santa Luzia.

Ainda no Maranhão, outros lugares fortemente afetados foram a via que dá acesso ao Vale do Paraíso (as obras de recuperação da estrada estsão previstas para iniciarem nessa semana, na segunda-feira) e em Bacabal. No vale, povoados como Vale, Santo Antônio dos Sardinhas, São José dos Mouras, Centrinho e Baixão foram afetados enquanto que em Bacabal o rio Mearim subiu de 8,08 metros para incríveis 8,28 metros fazendo com que o estágio de emergência fosse decretado desde a última sexta-feira.

Com todo o caos assolando os maranhenses, cidades como Trizidela do Vale e Pedreiras (ambas localizadas no Baixo Mearim) precisaram de canoas e mantimentos em uma tentativa de minimizar os danos devido às chuvas.

Foto Destaque: Condições climáticas adversas causam severos danos as famílias no Maranhão. (Foto: Reprodução/TV Mirante)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo