Notícias

Cidades catarinenses ligam o alerta para risco de deslizamentos

Moradores por todo estado de Santa Catarina estão convivendo com fortes chuvas, deslizamentos e inundações nos últimos dias. Defesa Civil emitiu alerta e orientações a população.

27 Nov 2022 - 20h30 | Atualizado em 27 Nov 2022 - 20h30
Cidades catarinenses ligam o alerta para risco de deslizamentos Lorena Bueri

Algumas cidades do estado de Santa Catarina ligaram o alerta máximo para o risco de deslizamento de terras nesse domingo (27). O alerta emitido pela Defesa Civil foi emitido em decorrência das chuvas fortes e persistentes registradas no estado principalmente em áreas como Vale do Itajaí, Serra e Grande Florianópolis. 

Todavia as outras regiões catarinenses decretaram estado de alerta, como é o caso de São Bento do Sul, que emitiu situação de emergência devido aos estragos causados pela instabilidade climática que assola a região ao norte do estado. Há de ressaltar que já ocorreram problemas como deslizamento de terra e queda de muros além do rompimento da rede de distribuição de água que afetou o abastecimento de diversos bairros durante a madrugada. Outra cidade que teve complicações com o péssimo tempo foi a cidade de Palhoça, onde um dezlizamento de terra precisou de uma força tarefa da Defesa Civil durante essa manhã (com uma casa chegando a cair e precisando ser interditada).



Casa interditada devido ao ambiente caótico causado pelas chuvas em Santa Catarina. (Foto: Thomas Braga/NSC TV)


Ainda de acordo com a Defesa Civil, a instabilidade do clima ocorre devido a circulação marítima mais agitada devido a presença de áreas de baixa pressão em diversos níveis da atmosfera. O alerta, importantíssimo em situações como esta, é válido até as 23:59 de terça feira.



Mapa das cidades em estado de alerta ao longo do estado. (Foto: DCSC/Divulgação/CSC)


São esperados maiores acúmulos de água em regiões como Grande Florianópolis, Vale e Litoral Norte (todas contando com alto risco de alagamentos e enxurradas nessas áreas citadas). Na madrugada desse domingo, por exemplo, um casal ficou ilhado ao tentar atravessar uma ponte na Serra e apesar do resgate (foram levados ao hospital de Urubici) ambos demonstraram sinais de hipotermia.

Como orientação, a Defesa Civil do estado orienta as pessoas para minimizar ou evitar danos: em caso de alagamentos, as principais orientações são evitar contato com água e evitar pontes submersas; no caso de deslizamento a atenção com árvores e postes além de residências (e possíveis rachaduras em paredes ou muros). Ações como essas podem prevenir problemas maiores ou em casos extremos até salvar vidas.

 

Foto destaque: Uma noção do tamanho do estrago nas chuvas, que estão exigindo muito da Defesa Civil e do corpo de bombeiros de Santa Catarina. (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo