Notícias

Cidade de São Paulo amanhece com linhas de ônibus parcialmente paralisadas

A greve foi anunciada na noite da segunda-feira (13), pelo sindicato dos motoristas de São Paulo. Motoristas e cobradores pedem antecipação do reajuste e um melhor dialogo com as empresas sobre seus direitos.

14 Jun 2022 - 10h57 | Atualizado em 14 Jun 2022 - 10h57
Cidade de São Paulo amanhece com linhas de ônibus parcialmente paralisadas   Lorena Bueri

Na manhã desta terça-feira (14), São Paulo amanheceu com uma grande greve dos motoristas e cobradores, gerando uma paralisação parcial das linhas em toda a cidade. Essa greve foi anunciada pelo Sindmotoristas (Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo) na noite desta segunda-feira, dia 13, e está prevista para durar 24 horas.

A prefeitura de São Paulo esperava que fosse cumprida a decisão liminar da Justiça do Trabalho, do dia 31 de março, que obriga 80% da frota funcionar nos horários de pico, entre 6h e 9h da manhã e das 16h às 19h, e 60% nos outros horários, sob pena de R$ 50 mil de multa. 

Contudo, desde que as paralisações começaram diversos terminais estão vazios e alguns foram impedidos de funcionar pelos grevistas, como o terminal do Grajaú, na zona sul, fechado entre 4h e 4h50 por conta de dois ônibus que impediam o fluxo de veículos.


Estação da Sé lotada, no centro de São Paulo (Foto: Reprodução/Celso Tavares/g1)


"A Prefeitura de São Paulo vai entrar na justiça trabalhista informando ao desembargador responsável que o sindicato profissional descumpriu a liminar concedida para garantir a prestação de serviço mínima para a população de são Paulo, considerando que a multa de 50 mil reais ela não tem sido suficiente para inibir essa inação por parte dos sindicalistas" disse o secretário do Transporte e Mobilidade Urbana, Gilmar Miranda.

Essa greve começou, pois, o setor patronal do sindicato ofereceu um reajuste de 12,4% a partir do mês de outubro, contudo a categoria cobra o valor desde o mês de março. Os motoristas também cobram um diálogo mais efetivo com as empresas na busca do pagamento total de horas extras, horas de almoço remuneradas e uma participação nos lucros da empresa. 

Por conta de todo o transtorno no transporte público, a prefeitura suspendeu o rodízio de carros durante todo o dia e a Secretaria dos Transportes Metropolitanos afirmou que iria reforçar a oferta máxima de trens em circulação e ampliar o horário de pico.

Confira as empresas com operação paralisada no dia de hoje:

Zona Norte: Santa Brígida; Gato Preto; Sambaíba 

Zona Leste: Express; Viação Metrópole; Ambiental 

Zona Sudeste: Via Sudeste

Zona Sul: Campo Belo; Viação Grajaú; Gatusa; KBPX; MobiBrasil; Viação Metrópole

 

Foto Destaque: Motoristas e cobraores  em greve na cidade de São Paulo. Reprodução/TV Globo

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo