Notícias

Cidade da Bahia teve quatro tremores de terra em duas semanas

Dois cinco abalos sísmicos na Bahia, neste ano, quatro foram em Jacobina, Os tremores de terra recorrentes em Jacobina, no Norte do Estado, estão assustando os moradores.

21 Jan 2023 - 13h59 | Atualizado em 21 Jan 2023 - 13h59
Cidade da Bahia teve quatro tremores de terra em duas semanas Lorena Bueri

Os tremores de terra recorrentes em Jacobina BA, no Norte do Estado, estão assustando os moradores, dos cinco abalos sísmicos registrados na Bahia, neste ano, quatro foram em Jacobina e um em Jaguarari. Na última terça-feira, moradores da Rua Santos Reis, no bairro da Grotinha, ficaram assustados durante o episódio de tremor. Eles relataram ouvir um forte barulho e suas casas tremerem, o abalo aconteceu por volta das 18h30 da noite e atingiu 2.7 mR nas estações sismográficas operadas pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande Norte (LabSis/UFRN). No dia anterior segunda-feira (16), as estações do LabS  já tinham registrado um tremor de mesmo impacto esse abalo aconteceu por volta das 14h30 e atingiu 2.5 mR, apesar da alta liberação de energia, não houve relatos da população ter sentido ou ouvido o tremor.  


 Tremor de terra atinge Jacobina-BA. (Foto: Reprodução/Jornal Grande da Bahia) 


Em dezembro do ano passado Jacobina foi o município baiano com mais registros de tremores, um total de 11 ocorrências. A cidade de Jaguarari também registrou cinco tremores, além de Campo Formoso e Curaçá, que tiveram um tremor cada. 

Em apenas um dia, em maio de 2022 Jacobina contabilizou cerca de 16 tremores,  sendo o de maior magnitude, registrado às 4h48, teve sua magnitude calculada em 2.3 mR, Aconteceu o mesmo fato em 4 de março de 2022, quando o município registrou cerca de 17 tremores, os moradores acreditam que tem relação com a atividade mineradora da Jacobina Mineração Yamana Gold, que faz a extração de ouro na cidade.

Em nota enviada ao Jornal Correio, a Yamana informou que os horários de desmonte de rocha nas minas não batem com os horários dos tremores sentidos pela população e pelas estações do LabSis/UFRN. 

 

Foto Destaque: Jacobina teve quatro tremores de terra em duas semanas. Reprodução/Correio

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo