Notícias

Ciclone em SC deixa mais de 90 regiões afetadas e 175 pessoas desabrigadas, segundo Defesa Civil

Há registros de alagamentos, deslizamentos, queda de árvores e até muros. O Litoral Sul é a área mais afetada, segundo o governo de SC, onde seis municípios estão em situação de emergência.

05 Mai 2022 - 09h45 | Atualizado em 05 Mai 2022 - 09h45
Ciclone em SC deixa mais de 90 regiões afetadas e 175 pessoas desabrigadas, segundo Defesa Civil Lorena Bueri

O estado de Santa Catarina foi afetado por uma forte chuva, que havia sido prevista pela meteorologia e alertada pela Defesa Civil de que permaneceria até esta quinta-feira (05). Segundo o governo do estado, 94 dos 225 municípios de SC relataram ocorrências de estragos causados pela chuva que se intensificou nesta quarta-feira (04).

Até as últimas atualizações oficiais, 175 pessoas estavam desabrigadas e 420 moradores desalojados. Algumas pessoas precisaram ir para casas de parentes e outras para abrigos, como na Catedral Nossa Senhora da Piedade, em Tubarão, que abriu as portas para as pessoas afetadas.

Na terça-feira (03), dois homens morreram em São Joaquim, na Serra, por causa da forte chuva que afeta o estado desde segunda-feira (02), de acordo com informações da Defesa Civil.

Seis municípios decretaram situação de emergência, são eles: Tubarão, Orleans, Forquilhinhas, Urubici, Maracajá e Araranguá. O Litoral Sul do estado é a área mais afetada.


Tubarão é uma das regiões mais afetadas pela chuva em SC. (Foto: Reprodução/Mauricio Vieira/Secom)


Ao menos 10 mil pessoas já foram afetadas pelo fenômeno, de acordo com a Defesa Civil estadual.

Nestes três dias, o acumulo de chuva já ultrapassou o equivalente ao esperado para todo o mês de maio. A média mensal, segundo a Epagri/Ciram, é de 80 a 90 milímetros, mas muitas cidades catarinenses já registraram mais do que o dobro desse volume.

Na região do Litoral Sul, Santa Rosa de Lima marcou 312 milímetros acumulados em três dias de chuva, Orleans marcou 308 milímetros e Rio Fortuna, 306 milímetros.

Segundo o governo de Santa Catarina, Guarnições do Corpo de Bombeiros de Blumenau, Balneário Camboriú e Chapecó foram acionadas para reforçar o trabalho de auxílio aos atingidos no município de Tubarão, um dos mais afetados pela chuva.

A meteorologista da Defesa Civil de Santa Catarina, Ana Luiza Dors Wike, afirma que o ciclone extratropical, que provocou as fortes chuvas dos últimos dias no estado, se afasta para o mar nesta quinta-feira (05). Com isso, a situação deve melhorar no estado. O tempo está firme, com sol, na maior parte do estado. Ainda chove fraco nas áreas entre a grande Florianópoles, Planalto e Litoral Sul até o período da tarde, segundo a meteorologista.

A Defesa Civil destacou os telefones de emergência: 199, para falar com a própria Defesa Civil, 193, para chamar os bombeiros e 190, para a Polícia Militar.

Foto Destaque: Ciclone em Santa Catarina deixa muita regiões alagadas. Reprodução/Mauricio Vieira/Secom.           

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo