Notícias

Ciclone bomba atinge parte dos Estados Unidos

O fenômeno denominado como ciclone bomba, atingiu os Estados Unidos no último sábado (29), causando forte temporal e neve. Cinco estados estão em situação de emergência.

3 min de leitura
31 Jan 2022 - 15h16 | Atualizado em 31 Jan 2022 - 15h16

Os Estados Unidos, em especial, as regiões da costa leste do país, vem enfrentando dias difíceis por decorrência do "ciclone bomba". O país foi atingido por uma forte tempestade na manhã de sábado (29), fazendo com que, no mesmo dia, os estados de Nova York, Nova Jersey, Maryland, Rhode Island e Virgínia declarassem estado de emergência.

O fenômeno causou caos no transporte e falta de energia para milhares de pessoas no país. Além disso, cerca de 6000 vôos dos Estados Unidos foram cancelados no fim de semana. Em Massachussets, alguns moradores relataram a presença de até 75cm de neve se acumulando. 


Em Nova York, postos de vacinação não funcionaram no sábado por conta do forte temporal (Foto: Divulgação/Getty Images via BBC)


O alerta de vento que foi emitido no Nordeste do país, o que não se repetia desde 2018. Os governadores dos estados em emergência pediram aos moradores que ficassem em casa e permanecessem fora das estradas.

Apesar do clima permanecer, as condições melhoraram um pouco a partir de domingo (30).  

O que é ciclone bomba?

O fenômeno, que também é conhecido fora do Brasil como "bombogênesis" é uma tempestade que se fortalece rapidamente. Ela ocorre quando a pressão atmosférica no ciclone cai 24 milibares (unidade de medida de pressão atmosférica) em um período de 24 horas. 

De acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA) essa queda na pressão ocorre "quando uma massa de ar frio colide com uma massa de ar quente, como o ar sobre as águas quentes do oceano".

A região leste do país é um local propício a esse tipo de fenômeno, explica a meteorologista Esther Mullens ao site "The Conversation".

"As tempestades nas latitudes médias, uma zona temperada ao norte dos trópicos que inclui todo o território continental dos Estados Unidos, extraem sua energia de grandes contrastes de temperatura", explicou Mullens.

O ciclone bomba, visualmente, é semelhante a um furacão, pois há a presença de ventos fortes, precipitação e um centro.

Foto Destaque: Os ventos podem chegar em até 120 km/h no leste do país - Créditos: Getty Images via BBC

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo