Notícias

Ciclone bomba atinge parte dos Estados Unidos

O fenômeno denominado como ciclone bomba, atingiu os Estados Unidos no último sábado (29), causando forte temporal e neve. Cinco estados estão em situação de emergência.

31 Jan 2022 - 15h16 | Atualizado em 31 Jan 2022 - 15h16
Ciclone bomba atinge parte dos Estados Unidos Lorena Bueri

Os Estados Unidos, em especial, as regiões da costa leste do país, vem enfrentando dias difíceis por decorrência do "ciclone bomba". O país foi atingido por uma forte tempestade na manhã de sábado (29), fazendo com que, no mesmo dia, os estados de Nova York, Nova Jersey, Maryland, Rhode Island e Virgínia declarassem estado de emergência.

O fenômeno causou caos no transporte e falta de energia para milhares de pessoas no país. Além disso, cerca de 6000 vôos dos Estados Unidos foram cancelados no fim de semana. Em Massachussets, alguns moradores relataram a presença de até 75cm de neve se acumulando. 


Em Nova York, postos de vacinação não funcionaram no sábado por conta do forte temporal (Foto: Divulgação/Getty Images via BBC)


O alerta de vento que foi emitido no Nordeste do país, o que não se repetia desde 2018. Os governadores dos estados em emergência pediram aos moradores que ficassem em casa e permanecessem fora das estradas.

Apesar do clima permanecer, as condições melhoraram um pouco a partir de domingo (30).  

O que é ciclone bomba?

O fenômeno, que também é conhecido fora do Brasil como "bombogênesis" é uma tempestade que se fortalece rapidamente. Ela ocorre quando a pressão atmosférica no ciclone cai 24 milibares (unidade de medida de pressão atmosférica) em um período de 24 horas. 

De acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA) essa queda na pressão ocorre "quando uma massa de ar frio colide com uma massa de ar quente, como o ar sobre as águas quentes do oceano".

A região leste do país é um local propício a esse tipo de fenômeno, explica a meteorologista Esther Mullens ao site "The Conversation".

"As tempestades nas latitudes médias, uma zona temperada ao norte dos trópicos que inclui todo o território continental dos Estados Unidos, extraem sua energia de grandes contrastes de temperatura", explicou Mullens.

O ciclone bomba, visualmente, é semelhante a um furacão, pois há a presença de ventos fortes, precipitação e um centro.

Foto Destaque: Os ventos podem chegar em até 120 km/h no leste do país - Créditos: Getty Images via BBC

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo